Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Quase incontrolável

O que a ciência diz sobre a vontade de comer doces após as refeições?

Redação Bonde
20 mai 2016 às 15:18
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem nunca sentiu aquela vontade de comer um docinho logo depois do almoço? Muitas vezes uma bala já satisfaz a vontade, mas tem que só se contente com uma barra inteira de chocolate. Mas você sabe de onde vem e qual o motivo desta vontade, muitas vezes, incontrolável?

De acordo com a nutricionista Ana Paula Gonçalves da Silva, que concedeu entrevista ao site Vírgula, esse necessidade do corpo é frequente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Isso acontece porque os alimentos mais pesados demoram a ser processados. Mas também existe outra explicação para essa necessidade. Assim que terminamos uma refeição pesada, rica em carboidratos, muitos de nós temos o que chamamos de Hipoglicemia Reativa, um estado de baixa de açúcar no sangue, consequência de uma liberação excessiva de insulina", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?



Ela ainda fala que o cérebro é responsável por acionar essa necessidade na corrente sanguínea e logo após vem a vontade do 'famoso docinho'.

Publicidade


"Os doces quando consumidos em quantidades módicas não são vilões. O açúcar também é chamado de alimento dos neurônios e por isso quando alguém precisa de energia, o corpo "pede" açúcar, pois é o principal alimento do cérebro", diz.


Além disso, a glicose dá uma sensação de prazer e felicidade e funciona como uma defesa contra o estresse, o que é muito boa para a manutenção do cérebro. "Isso ocorre porque ela mexe com neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, ligados a esses sentimentos", completa.


E você, já comeu o seu docinho hoje?

(com informações do site Vírgula)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade