Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
É o amor!

O que acontece no cérebro quando estamos apaixonados?

Redação Bonde
16 jun 2016 às 15:42
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem nunca comparou 'estar apaixonado' com 'manter um vício'? Afinal, de acordo com a ciência, o amor reage em nosso corpo como uma droga, liberando substâncias químicas capazes de criar sensações incríveis de euforia, prazer e conforto.

Diferentemente do que aprendemos com as tias da 3ª série, o amor não 'nasce' no coração, mas sim, no cérebro. Você sabe como? Então dê aperte o play da sua playlist romântica favorita e saiba como o amor acontece.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Primeiro passo

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Pode ser amor à primeira vista ou à segunda, terceira, mas uma coisa nunca muda: é neste primeiro contato com a pessoa que os neurônios liberam dopamina, hormônio responsável pela alegria. Segundo estudos da antropologista Helen Fisher, o sistema do cérebro que é voltado para as recompensas é ativado imediatamente quando estamos apaixonados.

Publicidade


Quanto mais pensar na pessoa amada, mais dopamina será liberada e mais feliz você ficará. Isso também explica porque tudo ao seu redor parece mais bonito e colorido quando você está explodindo corações no ar.


Frio na barriga

Publicidade


Sabe aquele sensação de 'borboletas no estômago'? Ela acontece quando seu cérebro evita um sinal para a glândula adrenal (localizada nos rins), onde são liberadas adrenalina, epinefrina e norepinefrina.


São eles os responsáveis por aumentar seus batimentos cardíacos e provocar um tesão de repente. E tem mais, apaixonados geralmente têm baixos níveis de serotonina, hormônio encontrado em pouca quantidade nas pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo. Dessa forma, alguns apaixonados podem se tornar obcecados pelo próprio parceiro.

Publicidade


Ficou tudo preto ou você está cego de amor?


Se dizem que o amor é cego, é porque a amigdala passa a funcionar mal, e traz consequências para os pombinhos. Isso porque ela controla o comando do bom senso do ser humano, ajuda na tomada de decisões, alerta para riscos, entre outras. E se você já deixou algum compromisso importante para estar com seu amor, não se preocupe: culpe sua amigdala.

Publicidade


Amor maduro


A partir do momento que o relacionamento amadurece, tudo fico menos obcessivo e o crescimento neural volta ao estágio normal. Depois de um ano, a serotonina volta a ser produzida e a confiança se estabelece novamente.

Publicidade


Felizes para sempre


Uma área do cérebro chamada ventral pallidum é ativada quando o casal está junto há muito tempo. Aí que é produzida a oxitocina, hormônio que torna a relação mais estável.

Publicidade


Isso não significa que não ficará mais excitadinho quando ver sua parceira. Pelo contrário, a necessidade deste hormônio é substituída pela molécula CRF e é liberada sempre que o casal está separado, causando quase a mesma sensação agradável de quando estão juntinhos.


Agora que já sabe a teoria, bora colocar tudo isso na prática.

(com informações do site SuperInteressante)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade