Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba qual fim ele tem

O que acontece quando engolimos um chiclete?

Redação Bonde
10 jun 2016 às 14:39
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Certamente quando você era criança já engoliu um chiclete. Certo? Mas já parou para pensar que você pode ter uma goma destas alojada na barriga desde os tempos do colégio? Pelo menos era o que nos diziam quando éramos pequenos. Mas tenha calma, a ciência explica o que realmente acontece com os chicletes perdidos.

Mesmo que o estômago não consiga digerir as gomas, isso não significa que ele vai ficar eternamente dentro de você. Mas primeiro, precisamos entender o caminho da digestão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1- Mastigação
O processo digestório começa na boca. Os dentes e a língua tem função de despedaçar os alimentos para ajudar na digestão. Como não conseguimos deixá-lo menor, engolimos ele inteiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


2- Enzimas
As enzimas digestivas começam a agir ainda na mastigação. Depois os músculos empurram essa massa da garganta para o estômago. Lá as enzimas do suco gástrico começam a funcionar e transformar o que você comeu em algo bom para o corpo. A parte doce já foi quebrada nessa etapa do processo, mas a borracha fica intacta no estômago.

Publicidade


3- Ácidos
A etapa final é feita pelos ácidos do estômago e do intestino, que tem como objetivo aproveitar ao máximo do que você comeu. Até aqui, porém, o chiclete ainda está praticamente inteiro, pois é feito de uma borracha mega resistente.


Para onde vai o chiclete então?
Apesar de os ácidos e enzimas não serem capazes de dissolver a borracha, o mesmo acontece e com a maioria das semestres, que não são digeríveis. Entretanto, nem o mais chiclete mais grudento resiste aos movimentos peristálticos do intestino. Tudo o que sobra da goma se junta ao resto que não foi aproveitado pelo corpo e é rejeitado. Ou seja, o fim de todos os chicletes do mundo é um só: a privada.


(com informações do site Mega Curioso)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade