Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Inimigo das mulheres

O que comer para evitar a TPM?

Redação Bonde
10 mar 2016 às 15:17
Continua depois da publicidade

Pelo menos uma vez ano mês todas as mulheres do planeta sofrem com a temida tensão-pré-menstrual, a famosa TPM. Cada corpo tem sua própria reação, mas todas sentem coisas parecidas. Algumas têm uma maior necessidade de comer doce, outras ficam doloridas, algumas muito bravas, outras sentem tanta tristeza que transbordam pelos olhos. Enfim, TPM é um período que traz, literalmente, muita dor de cabeça.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Mesmo todos os sintomas sendo bem comuns na maioria dos casos, o segredo para tentar evitar todo esse problema está na alimentação. Ela é a forma mais eficaz para aliviar os transtornos.


Confira uma lista de alimentos 'amigos' das mulheres.


Ansiedade
O que comer?

Alimentos ricos em fibra (grãos integrais, frutas e legumes), alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, morangos, pimento, etc.), alimentos ricos em vitamina B6 (salmão, frango, soja, lentilhas e atum) e alimentos com bons níveis de beta-sitosterol (presente no abacate, por exemplo).


O que evitar?
Tudo o que possa estimular o organismo ou acelerar o batimento cardíaco é de evitar: café, chá preto e refrigerantes.

Continua depois da publicidade


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Compulsão
São muitas as mulheres que culpam a menstruação pelas oscilações notórias de peso, uma vez que sentem uma enorme dificuldade em controlar a necessidade e o desejo compulsivo de comer mais e mais.


O que comer?
Alimentos ricos em magnésio, como os vegetais de folha verde escura, aveia, figos e ameixas e ainda hidratos de carbono complexos (como os integrais). O objetivo é aumentar os níveis de saciedade. Escolher a frutose (das frutas) como o açúcar principal e o cacau como a alternativa ao chocolate são outras sugestões.


Divulgação
Divulgação


O que evitar?
Não estar mais de três horas sem comer é fundamental, assim como tentar ao máximo não ter por perto alimentos menos saudáveis e calóricos.


Tristeza e depressão
Dias antes da menstruação ‘bater à porta’, algumas mulheres entram em estados profundos de tristeza e depressão. A causa é a combinação quase explosiva de hormônios, com a qual nem todas as mulheres conseguem lidar.


O que comer?
O peixe, a carne magra e as nozes são boas fontes de tirosina, um aminoácido que ajuda na produção de dopamina e adrenalina, dois hormônios que melhoram a sensação de bem-estar.


Divulgação
Divulgação


As bebidas estimulantes (café e chá verde) e as gorduras boas (abacate, iogurte grego, salmão, azeite, nozes e sementes de linhaça) são também excelentes opções. Os ovos e leguminosas (rios em vitamina B2) prometem deixar as pessoas bem-humoradas.


O que evitar?
Evitar os ambientes de tensão é o mais recomendado.


Retenção de líquidos
Este é um sintoma de TPM mais comum nas mulheres e o que mais chateia, porque causa inchaço e pode dar origem ao aparecimento ou agravamento da celulite.


O que comer?
Optar por alimentos ricos em vitaminas é a solução: B6 (frango, soja, lentilhas e atum), E (óleos de trigo, espinafre, azeite e amêndoas) e C (legumes, verduras e algumas frutas). As gorduras boas são também recomendadas por terem um efeito anti-inflamatório. E como não poderia deixar de ser: beber muita água e chá diuréticos (ou alimentos ricos em água, como a melancia, melão, espargos, pepino, abacaxi).


Divulgação
Divulgação


O que evitar?
O sal é, diz a publicação, o maior inimigo.

(com informações do site Notícias ao Minuto)


Compartilhar nas redes:

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade