Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inimigo das mulheres

O que comer para evitar a TPM?

Redação Bonde
10 mar 2016 às 15:17
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo menos uma vez ano mês todas as mulheres do planeta sofrem com a temida tensão-pré-menstrual, a famosa TPM. Cada corpo tem sua própria reação, mas todas sentem coisas parecidas. Algumas têm uma maior necessidade de comer doce, outras ficam doloridas, algumas muito bravas, outras sentem tanta tristeza que transbordam pelos olhos. Enfim, TPM é um período que traz, literalmente, muita dor de cabeça.

Mesmo todos os sintomas sendo bem comuns na maioria dos casos, o segredo para tentar evitar todo esse problema está na alimentação. Ela é a forma mais eficaz para aliviar os transtornos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira uma lista de alimentos 'amigos' das mulheres.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Ansiedade
O que comer?

Alimentos ricos em fibra (grãos integrais, frutas e legumes), alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, morangos, pimento, etc.), alimentos ricos em vitamina B6 (salmão, frango, soja, lentilhas e atum) e alimentos com bons níveis de beta-sitosterol (presente no abacate, por exemplo).

Publicidade


O que evitar?
Tudo o que possa estimular o organismo ou acelerar o batimento cardíaco é de evitar: café, chá preto e refrigerantes.


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Compulsão
São muitas as mulheres que culpam a menstruação pelas oscilações notórias de peso, uma vez que sentem uma enorme dificuldade em controlar a necessidade e o desejo compulsivo de comer mais e mais.

Publicidade


O que comer?
Alimentos ricos em magnésio, como os vegetais de folha verde escura, aveia, figos e ameixas e ainda hidratos de carbono complexos (como os integrais). O objetivo é aumentar os níveis de saciedade. Escolher a frutose (das frutas) como o açúcar principal e o cacau como a alternativa ao chocolate são outras sugestões.


Divulgação
Divulgação


O que evitar?
Não estar mais de três horas sem comer é fundamental, assim como tentar ao máximo não ter por perto alimentos menos saudáveis e calóricos.

Publicidade


Tristeza e depressão
Dias antes da menstruação ‘bater à porta’, algumas mulheres entram em estados profundos de tristeza e depressão. A causa é a combinação quase explosiva de hormônios, com a qual nem todas as mulheres conseguem lidar.


O que comer?
O peixe, a carne magra e as nozes são boas fontes de tirosina, um aminoácido que ajuda na produção de dopamina e adrenalina, dois hormônios que melhoram a sensação de bem-estar.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


As bebidas estimulantes (café e chá verde) e as gorduras boas (abacate, iogurte grego, salmão, azeite, nozes e sementes de linhaça) são também excelentes opções. Os ovos e leguminosas (rios em vitamina B2) prometem deixar as pessoas bem-humoradas.


O que evitar?
Evitar os ambientes de tensão é o mais recomendado.

Publicidade


Retenção de líquidos
Este é um sintoma de TPM mais comum nas mulheres e o que mais chateia, porque causa inchaço e pode dar origem ao aparecimento ou agravamento da celulite.


O que comer?
Optar por alimentos ricos em vitaminas é a solução: B6 (frango, soja, lentilhas e atum), E (óleos de trigo, espinafre, azeite e amêndoas) e C (legumes, verduras e algumas frutas). As gorduras boas são também recomendadas por terem um efeito anti-inflamatório. E como não poderia deixar de ser: beber muita água e chá diuréticos (ou alimentos ricos em água, como a melancia, melão, espargos, pepino, abacaxi).


Divulgação
Divulgação


O que evitar?
O sal é, diz a publicação, o maior inimigo.

(com informações do site Notícias ao Minuto)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade