Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Equilíbrio

O que é alimentação saudável para você?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 out 2017 às 15:49
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Hoje em dia ouvimos muito falar sobre alimentação saudável, cardápio fitness ou funcional, produtos integrais e diversas opções de receitas milagrosas. Aquele biscoito recheado ou coberto com chocolate ou a macarronada da nonna devem fazer parte da sua dieta.

De acordo com Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) uma refeição balanceada deve contemplar diferentes categorias de alimentos, sejam eles, pães, frutas, saladas, carnes, leites, massas, grãos, entre outros. "Nesta composição entram todos os grupos de nutrientes, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, portanto, não podemos 'vilanizar' e excluir nenhum alimento específico".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o mais recente Estudo Global da Nielsen sobre "O que há em nossa comida e mente?", de setembro de 2016, 66% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por alimentos e bebidas que não contém ingredientes indesejáveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Ainda de acordo com a pesquisa, a dieta baixa em gordura é a mais seguida pelos consumidores globais, principalmente na América Latina, região onde se evita em maior medida o seu consumo. Os brasileiros adotam principalmente uma alimentação com baixo teor de gordura (31%), uso consciente do açúcar (28%) e baixo teor de sódio (22%).

Publicidade


Mas a nutricionista explica que antes de iniciar qualquer regime alimentar, o ideal é procurar um especialista da área de saúde. "De toda forma o é essencial comer de forma equilibrada, que ajuda a manter a saúde, garantindo o bom funcionamento do corpo e alma, além de ser um dos fatores de prevenção para algumas doenças, como obesidade, doenças do coração, pressão alta, entre outras", explica.


Para manter bons hábitos de vida alguns fatores são essenciais: alimentação equilibrada e sem restrições, prática de atividade física, diminuição do estresse. Confira abaixo os benefícios e como agem os principais nutrientes no organismo:

Publicidade


Proteínas
Presentes nas carnes, ovos, frango, peixe, soja, entre outros, auxiliam na construção e reparação dos tecidos e órgãos que compõe o nosso organismo, como crescimento e cicatrização.


Carboidratos
Encontrados nos pães, biscoitos, torradas, massas, arroz, cereais, entre outros, eles nutrem as células do sistema nervoso central e garantem energia ao corpo.

Gorduras insaturadas
Colaboram com o aumento do colesterol bom (HDL). Como consequência, auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e metabólicas. Elas também são fonte de ômega-3 e ômega-6, que têm como vantagem a redução do colesterol ruim (LDL) e são encontrados, por exemplo, no azeite de oliva, óleo de soja, de girassol ou de canola, castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia ou abacate.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade