Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você vai se surpreender

O que é melhor: comer chocolate ou barras de cereais?

Redação Bonde
16 fev 2016 às 14:18
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não se assuste, é melhor sim comer chocolate a barras de cereais. E não, você não leu errado. Ao menos é o que afirma a nutricionista Thália de Paula em entrevista ao site Exame. Ela diz que às vezes é melhor comer um chocolate que você gosta de maneira adequada e equilibrada a uma barrinha de cereal, que não é tão agradável ao paladar, e ainda te deixa com vontade de comer um doce gostoso.

A explicação para isso é simples: as barras que levam chocolate, açúcar refinado, gordura hidrolisada e xarope de glicose na composição oferecem uma quantidade baixa de fibras – um carboidrato que melhora o trânsito intestinal e o colesterol, diminui a carga glicêmica e aumenta a saciedade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Existe uma tendência de que não se deve comer carboidrato quando se quer emagrecer. Na realidade, se você não ingerir, vai perder peso, mas não vai perder massa gorda", explica. Desse modo, não adianta comer várias barras de cereal cobertas de chocolate e mel todos os dias com o objetivo de emagrecer. "É apenas uma desculpa para comer doce", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


De acordo com a nutricionista, não são apenas as barras de cereal citadas que podem ser vilãs de uma dieta pois não existe uma barrinha totalmente boa e nem uma totalmente ruim.

Publicidade


Ela explica que a melhor maneira de descobrir qual produto é mais saudável é comparando as tabelas nutricionais de cada um. Por exemplo, uma barra de cereal de 30 gramas precisa ter entre 1,5 a 2 gramas de fibra.


Antigas opções
"É possível ser saudável consumindo todos os tipos de alimentos", afirma de Paula. Segundo ela, a ideia de que é bom proibir, descartar ou eliminar certas comidas está totalmente errada.

Publicidade


Para a nutricionista, cada indivíduo tem rotinas e disponibilidades financeiras diferentes, portanto, não existe uma alimentação padrão. "É importante que a população em geral desenvolva um raciocínio alimentar direcionado à comida e não ao nutriente", aponta.


Ela explica que, hoje em dia, é muito comum que o paciente chegue ao consultório mais preocupado com a quantidade de carboidratos que deve ingerir por dia do que com a qualidade da alimentação que consome. Assim, as chances de as pessoas escolherem produtos alimentícios travestidos de comidas ‘saudáveis’ são enormes.


Por isso, a dica da nutricionista é substituir as barras industrializadas por frutas, castanhas, iogurtes, aveia e pães integrais. "São alimentos mais ricos e certamente muito mais gostosos", finaliza.

(com informações do site Exame)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade