02/03/21
PUBLICIDADE

O que é psoríase?

Doença de pele pode impactar negativamente na autoestima e nas emoções

Ainda que não haja uma causa definida para a psoríase, mas uma predisposição - em 1/3 dos casos, por conta de herança genética, e em 2/3, por razões desconhecidas -, alguns fatores podem desencadear a doença nos indivíduos já predispostos.

De acordo com o dermatologista Marcelo Arnone, em primeiro lugar está o estresse e outros distúrbios emocionais. Em segundo, estão alguns medicamentos, que têm relação com o surgimento e até com o agravamento da psoríase: os anti-inflamatórios não hormonais, os corticoides e o lítio, um medicamento usado para doenças psiquiátricas. Além disso, o especialista explica que a psoríase não é contagiosa e tende a se manifestar na vida adulta, mesmo encontrando-se no organismo da pessoa ao longo de sua vida.


Divulgação
Divulgação


SINTOMAS
O sintoma mais comum da psoríase é a presença de manchas vermelhas no corpo, ou mesmo lesões mais graves, que descamam. Tais lesões surgem frequentemente nos cotovelos, joelhos e no couro cabeludo, mas, em alguns casos, podem atingir grandes partes da superfície da pele. Elas podem ser assintomáticas, ou seja, não apresentam nenhum sintoma específico, como dor, ardor e coceira, mas a maior parte dos pacientes se queixa desses incômodos. Um detalhe importante diz respeito à manipulação dessas lesões: mesmo os pacientes que não sentem desconforto frequentemente tentam descamá-las por conta própria, agravando o estado delas e prejudicando o quadro geral da doença.

Por outro lado, segundo o especialista, outro sintoma que na maioria das vezes torna-se um transtorno é o impacto psicossocial que a psoríase provoca. Como as lesões estão presentes, são crônicas e geralmente ficam em áreas aparentes, a pessoa acaba se sentindo extremamente constrangida diante dessa exposição, que às vezes é inevitável. Muitos pacientes tentam esconder essas feridas, desencadeando um processo torturante que piora quando não é possível cobri-las. Assim, é uma doença que pode afetar gravemente a autoestima e, consequentemente, as relações e a maneira de viver de quem a tem.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico, na maioria das vezes, é clínico. Segundo Marcelo, o médico dermatologista faz o exame clínico, conversa com o paciente, obtém um histórico e chega ao diagnóstico de psoríase. Caso o profissional não identifique a doença de imediato, o que é raro, uma biópsia pode ser solicitada.

TRATAMENTO
Há quatro tipos de tratamento para a psoríase:

Tratamento tópico, feito com aplicação local do medicamento, que pode ser em creme ou pomada;
Tratamento sistêmico, em que os remédios são administrados via oral;
Tratamento biológico, que consiste na aplicação intravenosa ou subcutânea do medicamento;
Fototerapia, na qual feixes de luz ultravioleta são irradiados sobre a pele.
Quando a doença ocorre nas regiões mais comuns, Marcelo explica que os dermatologistas geralmente tentam prescrever exclusivamente o tratamento tópico, já que é mais seguro, pois causa menos efeitos colaterais. Dentre eles, os mais utilizados são os corticoides, que são anti-inflamatórios, e os análogos da vitamina D, que agem diretamente sobre as células que estão sofrendo a ação do sistema imunológico. Existe, inclusive, um medicamento local considerado altamente efetivo, que combina as duas substâncias na mesma pomada.

(com informações do site Personare)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Dois novos óbitos

Rolândia chega a 100 mortes em decorrência da Covid-19

01 MAR 2021 às 20h45
Boletim

Maringá registra mais cinco mortes pela Covid-19 e 415 casos

01 MAR 2021 às 19h52
Boletim diário

Londrina atinge 701 óbitos em decorrência da Covid-19

01 MAR 2021 às 19h52
Boletim

Mais 3.196 casos de Covid-19 são registrados no Paraná; 401 mil doses da vacina aplicadas

01 MAR 2021 às 19h52
Saiba mais

'Não errei nenhuma', diz Bolsonaro ao insistir em tratamento precoce e em críticas a isolamento

01 MAR 2021 às 15h25
Oeste

Hospital de Cascavel usará aparelhos de zoológico para tratar pacientes com Covid-19

01 MAR 2021 às 11h55
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados