Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cefaleia

O que ocasiona dor de cabeça ao acordar?

Saúde - Folha de Londrina
12 abr 2011 às 15:25
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dor ao acordar pode ser cefaleia ou dor facial associada a distúrbios do crânio, pescoço e nas articulações craniomandibulares, músculos mastigatórios e outras estruturas craniofaciais. Em termos práticos, isso pode ser causado pelo uso de força excessiva na mastigação ou também pelo bruxismo, que é o apertar ou ranger os dentes durante o sono ou até mesmo de dia.

Essas disfunções são muito mais comuns do que a maioria das pessoas imagina, ainda mais na sociedade moderna. A maioria está relacionada a estados de estresse emocional, ansiedade, tensão e depressão. Isso se traduz em uma psicossomatização: o aperto dentário é consequência inconsciente desse quadro emocional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando o problema tem como causa anormalidades na mastigação, o responsável pelo tratamento é o ortodontista. No entanto, um diagnóstico correto é multidisciplinar, logo é necessário que o paciente consulte também profissionais como médicos do sono, neurologistas e fonoaudiólogos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Pode ser necessária terapia ortodôntica, mioterápica (reeducação dos comportamentos tensionais da musculatura facial e mastigatória) ou de órteses, que é o nome correto para as popularmente conhecidas ''placas de mordida'', que só devem ser empregadas após um rigoroso diagnóstico.


Em geral, nesses casos a cefaleia é causada pelo uso de muita força na área mastigatória. Prova disso é que o tratamento ortodôntico adequado pode mostrar claramente um quadro de melhoras nos sintomas.

Gerson Köohler - especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (Curitiba)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade