Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inovação

O que são as aquaporinas?

Sua saúde - Folha de Londrina
25 jul 2011 às 15:43
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aquaporinas são canais formados por proteínas especiais que atravessam a membrana celular e conduzem seletivamente as moléculas de água para dentro e fora da célula, ao mesmo tempo prevenindo a passagem de íons e outros solutos. A presença desses canais aumenta a permeabilidade das membranas à água. As aquaporinas, também denominadas canais de água, são capazes de reforçar incrivelmente a reserva natural da epiderme melhorando a circulação de água entre as células.

Atualmente existem 13 tipos conhecidos de aquaporinas em mamíferos. Aquaporina 3 é a predominante na pele humana, nos rins e nos aparelhos respiratório e digestório. Foram descobertas por meio de microscopia eletrônica em 1974, porém foram realmente caracterizadas como um conceito inovador de hidratação da pele em 1991 por Peter Agre. Este químico norte-americano recebeu o prêmio Nobel em 2003 devido às suas pesquisas sobre o tema.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A descoberta do principal sistema de irrigação dos tecidos do corpo humano é responsável por uma verdadeira transformação no mundo dos cosméticos. Grandes empresas em todo mundo não medem esforços para atingir seu objetivo principal, encontrar fórmulas químicas capazes de manter a hidratação nas camadas inferiores da pele, retardando-se, dessa maneira, o processo de envelhecimento cutâneo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Os benefícios, porém, vão além da pele. Compreendendo o mecanismo de circulação celular de água pode-se identificar e tratar diversos problemas de saúde e, o melhor, preveni-los. A expressão aumentada e distribuição celular alterada de aquaporina 3, por exemplo, é encontrado em eczema e isso pode contribuir para a perda de água.


Esta descoberta promete mais do que prolongar o aspecto jovial da pele, pretende garantir o bem-estar geral do organismo em qualquer etapa da vida.

Leandro Leme - dermatologista e Anita Neme - enfermeira especialista em estética (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade