Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lesões cutâneas

O que você sabe sobre as verrugas?

Redação Bonde
30 jul 2014 às 12:47
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Verrugas são pequenos crescimentos, normalmente não dolorosos que ocorrem na pele. Na maioria das vezes, as verrugas são inofensivas. Essas lesões são causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo, formando as verrugas. O aspecto, tamanho e a forma dessas lesões estão diretamente ligados a um ou vários dos diferentes sorotipos de HPV responsáveis pela infecção.

Segundo o dermatologista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Reinaldo Tovo Filho, as verrugas costumam ser assintomáticas. Entretanto, as verrugas plantares costumam doer e sangrar, assim como as verrugas do tipo anogenitais costumam coçar. "Alguns subtipos podem ser benignos, enquanto outros são agressivos, com tendência para o câncer", alerta o especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e objetos infectados, por autoinoculação por meio de pequenos ferimentos que servem como um canal para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Pacientes imunodeprimidos são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas causadas pelo HPV.

Publicidade


O especialista alerta sobre a automedicação por conta das semelhanças com melanomas e outros tipos de câncer de pele que podem se assemelhar a verrugas benignas, portanto é importante consultar um médico para obter o diagnóstico correto.


Dr. Tovo Filho sinaliza algumas prevenções e cuidados que as pessoas devem ter para evitar as verrugas e como prevenir a infestação para outros locais do corpo, são elas:

Publicidade


- Não tocar verrugas de outras pessoas;


- Toalhas, sapatos, meias ou outros itens de uso pessoal não devem ser compartilhados com alguém que tem uma verruga;

Publicidade


- Pés molhados e aqueles com úlceras de quebras de pele ou escoriações nos pés têm mais chances de contrair verrugas, por isso os pés devem ser mantidos secos e meias devem ser trocadas todos os dias;


- Corte sobre e/ou ao redor das verrugas também espalha o vírus e é um motivo de reinfecções;

Publicidade


- Pessoas infectadas não devem cortar ou queimar suas verrugas, isto pode resultar em lesão, risco de infecções e disseminação do HPV para outras partes do corpo.


O médico ainda alerta para outra medida de preventiva que são as vacinas, elas são indicadas para ambos o sexo a partir dos 9 anos de idade.

Essa precaução para imunização do vírus é denominada por subtipos 6;11;16;18 causadores das verrugas genitais e relacionadas ao câncer de colo de útero. A vacina é disponível na rede pública (SUS) e segundo o Ministério da Saúde o objetivo é vacinar 80% do público alvo em 2014.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade