25/02/21
PUBLICIDADE
Processo de emagrecimento

Para onde vai a gordura do corpo que 'queimamos'?

A maioria das pessoas pensam que, quando 'queimamos gordura' ela sai com as fezes ou urina, mas não é bem isso que acontece. A expressão de 'queimar alguns quilinhos' é usada erroneamente, pois a gordura que perdemos sai do nosso corpo na forma de água e gás carbônico. Por isso há estudos comprovando a ineficiência de massagens redutoras, cremes milagrosos ou chás mentirosos. Na verdade, esses métodos estimulam a redução de medidas por liberação de líquidos , e não a perda de peso.

Nosso corpo é movido por glicose, um tipo de açúcar que funciona como combustível no organismo. Na falta de glicose a gordura acumulada é usada como fonte de energia. Sua utilização não é direta, a gordura é "quebrada" e se transforma em moléculas de oxigênio, carbono e hidrogênio. O oxigênio obtido é queimado (por isso dizemos que "queimou gordura") e se transforma em energia liberando dois subprodutos: CO2, que sai pelos pulmões, e água, eliminada no suor e na urina. É por causa disso que as pessoas que estão emagrecendo fazem mais xixi e é por isso também que os exercícios aeróbicos, que nos fazem respirar mais rapidamente, são os que nos fazem perder mais peso.


Divulgação
Divulgação


O processo funciona assim: quando a glicose está baixa, as células de gordura liberam os triglicerídeos, que contêm oxigênio, hidrogênio e carbono. Através de diversas reações bioquímicas em presença do oxigênio vindo da respiração, eles viram energia (ATP) e podem passar pela membrana das células. O ATP é queimado e se transforma na energia que o organismo estava pedindo. Essa queima tem dois subprodutos: água e gás carbônico. A água sai pela urina e pelo suor. O carbono que sobra se junta ao oxigênio e vira CO2, que retorna aos glóbulos vermelhos e vai parar nos pulmões, e dali é expelido pela respiração.

(com informações do site Diário de Biologia)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim diário

Londrina registra mais oito mortes pela Covid-19 e 314 novos casos

25 FEV 2021 às 20h28
Imunização

Saúde abre agendamento para vacinar idosos de 80 a 84 anos contra a Covid-19 em Londrina

25 FEV 2021 às 18h30
Saiba mais

Paraná garante vacina para 90% dos trabalhadores da saúde

25 FEV 2021 às 16h11
Boletim

Paraná registra mais 110 mortes e 5.622 casos de Covid-19; imunizados já são mais de 293 mil

25 FEV 2021 às 15h48
Saiba mais

Hospital Municipal de Maringá chega a 100% de ocupação; leitos estão sendo transferidos

25 FEV 2021 às 15h23
Pandemia ON

Prefeitura de Londrina solicita ativação de mais leitos de UTI Covid no Hospital do Coração

25 FEV 2021 às 10h48
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados