Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Processo de emagrecimento

Para onde vai a gordura do corpo que 'queimamos'?

Redação Bonde
28 mar 2016 às 17:37
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A maioria das pessoas pensam que, quando 'queimamos gordura' ela sai com as fezes ou urina, mas não é bem isso que acontece. A expressão de 'queimar alguns quilinhos' é usada erroneamente, pois a gordura que perdemos sai do nosso corpo na forma de água e gás carbônico. Por isso há estudos comprovando a ineficiência de massagens redutoras, cremes milagrosos ou chás mentirosos. Na verdade, esses métodos estimulam a redução de medidas por liberação de líquidos , e não a perda de peso.

Nosso corpo é movido por glicose, um tipo de açúcar que funciona como combustível no organismo. Na falta de glicose a gordura acumulada é usada como fonte de energia. Sua utilização não é direta, a gordura é "quebrada" e se transforma em moléculas de oxigênio, carbono e hidrogênio. O oxigênio obtido é queimado (por isso dizemos que "queimou gordura") e se transforma em energia liberando dois subprodutos: CO2, que sai pelos pulmões, e água, eliminada no suor e na urina. É por causa disso que as pessoas que estão emagrecendo fazem mais xixi e é por isso também que os exercícios aeróbicos, que nos fazem respirar mais rapidamente, são os que nos fazem perder mais peso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O processo funciona assim: quando a glicose está baixa, as células de gordura liberam os triglicerídeos, que contêm oxigênio, hidrogênio e carbono. Através de diversas reações bioquímicas em presença do oxigênio vindo da respiração, eles viram energia (ATP) e podem passar pela membrana das células. O ATP é queimado e se transforma na energia que o organismo estava pedindo. Essa queima tem dois subprodutos: água e gás carbônico. A água sai pela urina e pelo suor. O carbono que sobra se junta ao oxigênio e vira CO2, que retorna aos glóbulos vermelhos e vai parar nos pulmões, e dali é expelido pela respiração.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?

(com informações do site Diário de Biologia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade