Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção

Para ter uma terceira idade tranquila e saudável

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 jan 2017 às 18:15
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para envelhecer bem é necessário seguir algumas dicas. Disso todos sabemos. Mas três pilares são essenciais: ter uma dieta saudável, se dedicar à prática de exercícios físicos, e boa horas de sono.

Na terceira idade, nosso corpo passa por uma fase de transformações: pele, cabelo, altura, audição, visão, ossos entre tantas outras coisas, mudam seu funcionamento. "As alterações físicas modificam o estilo de vida, mas temos que nos planejar e nos adaptar a esse processo natural", explica a médica geriatra, Clarissa Mayumi Sano Chaib, da rede de Instituições de Longa Permanência para Idosos, Cora Residencial Senior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Melhore sua rotina
Normalmente, nessa fase da vida, é comum tirar o pé do acelerador e adotar uma rotina mais tranquila. Que tal encontrar velhos amigos para jogar conversa fora? Ou se dedicar a um novo hobbie como cantar? Aprender uma nova habilidade, como um outro idioma, e fazer algum sonhado passeio que foi deixado de lado por conta das horas puxadas de trabalho?

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Planeje
A socialização ainda é uma atividade importante. O que acha de organizar uma viagem para Las Vegas, Nordeste do Brasil ou qualquer parte do mundo e fazer novos amigos? E, para quem gosta de colocar a mão na massa, que tal realizar uma manutenção no jardim?

Publicidade


Massa muscular fortalecida
Como de praxe, é necessário praticar regularmente exercícios ao menos três vezes por semana, com 30 minutos de duração cada sessão. É essencial que o corpo permaneça com flexibilidade e força para realizar atividades simples que, com o tempo, se tornam difíceis: caminhar médias distâncias ou pegar algo que caiu no chão. Uma dica para manter o físico é se dedicar às aulas de musculação ou pilates.


Dieta balanceada
A alimentação deve ser rica em fibras e com alto teor de nutrientes como verduras, frutas, legumes e cereais integrais. Para combater a osteoporose, invista em alimentos ricos em cálcio.


Boas horas de sono
Dormir em torno de 7 horas por dia tem papel revigorante e previne doenças como hipertensão, obesidade e depressão, além de ajudar na memória.

Adotar medidas simples no dia a dia garante saúde e equilíbrio no processo de envelhecimento. "É com muita vitalidade e cheio de planos que vários idosos estão se tornando centenários", conta Clarissa Mayumi Sano Chaib.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade