16/06/21
PUBLICIDADE
Cuidados especiais

Perda de audição pode levar idosos à depressão e ao isolamento

Sem notar, muitas pessoas podem estar perdendo a audição parcialmente. Àquelas que residem em grandes centros, onde o barulho é contínuo e já está inserido no dia a dia, os riscos podem ser ainda maiores. Embora atinja todas as idades, o fato pode trazer graves consequências principalmente aos idosos, sendo os primeiros sintomas a depressão e o isolamento do convívio social.

Para a médica Geriatra do Hospital Santa Catarina, Márcia Kimura Oka, "é natural, em alguns casos, o idoso negar o problema. Consequentemente, para evitar situações constrangedoras, a pessoa acaba se isolando do convívio social, o que é muito prejudicial".

A demora em ouvir a campainha ou o telefone tocar e o volume do som da televisão podem ser alguns indicadores para identificar a surdez. "Como a perda de audição acontece de maneira gradual, a pessoa demora a admitir que está com problemas. Com isso, quanto mais tarde for diagnosticada, menores serão as chances de sucesso no tratamento", lembra a especialista.

Para muitas pessoas, o fato de não frequentar locais barulhentos é uma forma de prevenir eventuais problemas de audição. Porém, como explica o doutor Lídio Granato, Otorrinolaringologista do Hospital Santa Catarina, "além de evitar exposição ao barulho, é importante, após os 60 anos, realizar exames auditivos regulares como medida preventiva".

Neste caso, o paciente realiza exame de audiometria para detectar o tipo e o grau de perda auditiva. "Como o ouvido naturalmente sofre um processo de envelhecimento gradual e a perda de audição se instala de forma lenta e progressiva, é essencial ficar atento a qualquer sintoma", conclui Granato.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas de audição afetam cerca de 360 milhões de pessoas em todo o mundo. Neste universo, aproximadamente 32 milhões são crianças.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Vacinação no PR

Idosos passam de maioria para um quarto dos internados nas UTIs do Paraná

15 JUN 2021 às 20h10
1.599 mortes pela doença

Londrina monitora 744 casos ativos de coronavírus; 234 internados

15 JUN 2021 às 18h46
Boletim diário

Maringá registra mais 10 mortes pelo novo coronavírus nesta terça

15 JUN 2021 às 18h10
Saiba mais

Variante do coronavírus identificada no interior já circulava desde janeiro em São Paulo

15 JUN 2021 às 16h34
340 óbitos

Boletim da Saúde indica recorde de mortes por coronavírus no Paraná

15 JUN 2021 às 15h37
Entenda o projeto!

Se passar, eu veto, diz Bolsonaro sobre projeto que cria 'passaporte da vacina'

15 JUN 2021 às 14h38
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados