Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tire suas dúvidas

Pílula do dia seguinte: usar ou não usar?

Redação Bonde
04 jul 2016 às 18:21
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Conhecida das mulheres, a pílula do dia seguinte só deve ser usada em casos extremos pois além de não fazer bem para a saúde ela é uma bomba hormonal. Além disso, ela é um método de emergência que pode ser usado quando a mulher se esquece de tomar a pílula anticoncepcional ou quando há o rompimento da camisinha.

O método sempre acarreta muitas dúvidas e para esclarecer, o site Bolsa de mulher conversou com a ginecologista Karina Zulli para saber mais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Camisinha x pílula do dia seguinte

O preservativo deve ser usado em todas as relações sexuais sem exceção, pois além de evitar a gravidez, previne todas as doenças sexualmente transmissíveis. Já a pílula do dia seguinte só previne gravidez e deixa o corpo propenso às doenças.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Pílula anticoncepcional x Pílula do dia seguinte

Publicidade


A pílula do dia seguinte funciona como uma bomba de hormônios em nosso corpo: um comprimido equivale a 10 comprimidos do anticoncepcional comum. Por isso o correto é usar a pílula anticoncepcional diariamente, ou da forma que seu ginecologista recomendar.


É possível engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte?

Publicidade


De acordo com a ginecologista é possível sim, pois como todos os métodos, ela também apresenta falhas. Porém, a chance de engravidar é menor: de 3 a 5% se ingerida da forma correta.


É um método abortivo?

Publicidade


Não. Se a mulher estiver grávida a pílula do dia seguinte não surtirá efeito. As substâncias medicamentosas que têm na pílula não são transmitidas ao bebê.


Como devo tomar a pílula?


Existem dois tipos: uma dose única que deve ser ingerida até 72 horas após a relação sexual, e há outra que apresenta duas doses, tomada de 12 em 12 horas. Mesmo sendo vendida em farmácias e não precisando de prescrição, a orientação médica é sempre muito importante para a ingestão de medicamentos. Consulte seu médico antes de tomá-la.

(com informações do site Bolsa de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade