23/10/20
Deus ajuda quem tarde madruga

Por que algumas pessoas não conseguem dormir e acordar cedo?

Já ouviu aquele ditado que Deus ajuda quem cedo madruga? Então o que acontece com aqueles que só começam a viver depois das 11h da manhã? Querendo ou não, aqueles que curtem puxar um ronco até mais tarde são praticamente obrigados a sair cedinho da cama e começar a rotina de trabalho antes mesmo que o galo cante.

Mas também há aqueles que não conseguem ficar mais de 8h deitado, acorda cedo sem reclamar, é amigo do despertador e ainda faz as coisas pela manhã cantarolando. Mas vem a pergunta: por que nossos relógios internos funcionam de forma tão diferentes?


A ciência responde: a função do ritmo circadiano é estabelecer o ciclo de funcionamento de cada pessoa ao longo das 24h do dia, inclusive no que se diz respeito em relação ao sono. Então por que algumas pessoas sofrem tanto para levantar da cama cedo? Quem vai dormir muito tarde e está acostumado a acordar quase na hora do almoço acostuma-se com isso?

Divulgação
Divulgação


Entenda
Sabe-se que a maioria das pessoas que costumam dormir entre 23h e 7h da manhã têm mais disposição durante o dia. O problema é que 40% da população simplesmente não consegue seguir este ritmo. A resposta para isso é simples: nossos padrões de sono são determinados por questões genéticas e, por isso, são muito difíceis de alterá-los.

Descobertas recentes sobre o sono apontam que lutar contra nosso próprio relógio biológico não apenas dá errado como pode causar problemas à saúde – entre eles, diabetes.



De quem é a culpa?
O que faz com que os ciclos circadianos das pessoas trabalhem de modo diferenciado é a ação de um grupo de neurônios responsáveis pelo bom funcionamento do núcleo supraquiasmático do hipotálamo. É a substância que que regula a melatonina, a que induz ao sono.

Normalmente ela começa a ser produzida às 21h. Após 1h30, o cólon começa a reprimir os movimentos do intestino e a temperatura do corpo fica mais baixa. Lá pelas 4h30 da madrugada a pressão arterial atinge o pico para que, às 6h45 a pessoa comece a despertar e se sinta totalmente acordada às 10h.

O grande problema é que esse processo começa bem mais tarde se você é dessas pessoas que costumar a dormir mais tarde. Se você é dessas, realmente acordar cedo para você é um castigo e continuará a ser se não mudar seu estilo de vida e as horas de sono.

(Com informações do site MegaCurioso)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim diário

Londrina ultrapassa 12 mil casos de Covid-19 e atinge 301 óbitos

23 OUT 2020 às 17h45
Boletim da Sesa

Paraná chega aos 5 mil óbitos pela Covid-19

23 OUT 2020 às 16h57
Boletim da pandemia

Maringá registra uma morte e 90 casos de Covid nesta sexta-feira

23 OUT 2020 às 15h48
Imunização

Saúde reforça a importância da vacinação contra a poliomielite

23 OUT 2020 às 14h40
Boletim

Londrina confirmou 35 casos de dengue em três meses

23 OUT 2020 às 09h54
Saiba mais

EUA autorizam antiviral remdesivir como 1º tratamento contra Covid-19

23 OUT 2020 às 08h59
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados