Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
TEMPERATURA

Por que alguns sentem mais frio ou calor?

Sua Saúde-Folha de Londrina
09 jul 2009 às 21:16
Muitas causas fazem a temperatura ser alterada, provocando hipotermia ou febre. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A temperatura em condições normais em um ser humano tem poucas variações, sendo considerada normal entre 36,7 a 37 graus Celsius. Temperatura acima de 37 graus pode ser considerada febre e abaixo de 36,7, hipotermia. A temperatura é regulada por meio dos centros termorreguladores, localizados em uma estrutura na base do cérebro chamado de hipotálamo.

Muitas causas fazem a temperatura ser alterada, provocando hipotermia ou febre (pirexia). Quando o homem contrai uma doença infecciosa ou em algumas formas de câncer, seu organismo reage aumentando a temperatura. Outras formas que levam à hipertermia são os ambientes com temperaturas altas, exposição prolongada ao sol, exercícios físicos, disfunções hormonais como no hipertireoidismo, em que a tireóide passa a secretar hormônios em maior quantidade, aumentando o metabolismo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando a área do hipotálamo é aquecida, o corpo humano lança mão de vários artifícios para tentar fazer com que a temperatura volte aos níveis normais, como a vasodilatação das artérias da pele, sudorese, aumento da frequência respiratória, levando à maior evaporação da água. Vale lembrar que o calafrio é uma consequência do aumento súbito da temperatura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


No caso de hipotermia há uma vasoconstrição (diminuição do calibre das artérias), reduzindo a perda de calor através da pele, com menor sudorese. A hipotermia pode ocorrer no hipotireoidismo (diminuição da secreção dos hormônios da glândula tireóide), em ambientes de baixa temperatura, nos choques septicêmicos (processos infecciosos) e hemorragias importantes.


A temperatura corporal não sofre influências significativas com alterações da pressão arterial. Agora, quando houver alterações dos níveis de temperatura para mais ou menos é sinal de que o paciente não se encontra bem e deverá ser investigado para saber se o motivo é patológico ou ambiental. Deve-se lembrar de que frente a uma pessoa com desnutrição acentuada, de desidratação ou portadora de doenças graves, sua resposta ao controle de temperatura fica comprometido, podendo sofrer alta hipertermia ou hipotermia severa.

Sidney Girotto, clínico geral


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade