Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
É preciso flexibilidade

Por que é importante conseguir tocar os pés?

Redação Bonde
18 abr 2016 às 14:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É bem provável que você nunca tenha parado e perguntado se consegue tocar a ponta de seus pés sem dobrar os joelhos. Tente agora, levante-se, estique as pernas e alongue-se o máximo que conseguir, e, de preferência, toque o dedo dos pés com as mãos.

Provavelmente, por uma questão de anatomia, certas pessoas tem mais facilidade de executar esta tarefa que outras. Mas culpar a natureza pela falta de flexibilidade é uma das principais desculpas e deve ser evitada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dois estudos recentes sobre os benefícios de poder tocar os dedos dos pés com as mãos sugerem que essa habilidade não indica apenas o grau de flexibilidade do corpo. Também mostra a flexibilidade das artérias coronárias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Uma pesquisa de 2009 liderada por Kenta Yamamoto, da Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos, concluiu que um corpo menos flexível em pessoas com mais de 40 anos indica uma maior rigidez das artérias.

Publicidade


Outro estudo, feito por quatro cientistas japoneses em 2015, chegou a uma conclusão parecida. Segundo o trabalho, publicado pelo Centro Nacional para a Informação Biotecnológica dos Estados Unidos, as pessoas de meia idade podem conter de forma significativa a rigidez arterial se adotarem uma rotina de exercícios de alongamento executada durante quatro semanas.


Os dois estudos concordam que é preciso aprofundar mais o tema e esclarecem que as pessoas que não conseguem tocar os dedos dos pés com as mãos não estão em risco iminente de ter problemas no coração.

Publicidade


Mas o que se sabe é que encostar os pés com as mãos também ajuda a alongar os ombros, as costas e os tendões e ajuda a prevenir dores nas costas.


Os benefícios de alongas-se todos os dias desta maneira são muitos: há maior alongamento na musculatura dos ombros, costas e músculos isquiotibiais ajudando a aumentar a flexibilidade além de evitar dores nas costas.

(com informações do site BBC)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade