Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manter a umidade

Por que nossos olhos formam remela?

Redação Bonde
28 set 2015 às 14:48
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A primeira coisa que faço quando acordo de manhã é checar a longa lista de alertas que se acumularam silenciosamente no meu smartphone enquanto eu dormia. A segunda coisa que eu faço é limpar a "meleca" que se acumulou silenciosamente nos cantos dos meus olhos no mesmo período.

Apesar de a remela (ou ramela) ser algo comum a todos nós, sempre me intrigou saber do que ela é feita e por que ela existe. Então, decidi investigar. Tudo começa com a lágrima – ou mais exatamente com o filme lacrimal que reveste nossos olhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em todos os mamíferos terrestres, essa película contém três camadas e permite que os olhos funcionem bem. A camada mais interna é a de glicocálix, formada principalmente por muco. Ela reveste a córnea e atrai a umidade, o que permite a distribuição uniforme da segunda camada, a aquosa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Essa segunda camada tem a mesma espessura de um fio de teia de aranha, mas é muito importante, pois é ela que mantém nossos olhos lubrificados e os defende de possíveis infecções. A camada mais externa é composta de uma substância oleosa chamada "meibo", formada por lipídeos, como ácidos graxos e colesterol.

Publicidade


Temperatura e relaxamento muscular
O meibo está altamente afinado com o organismo dos mamíferos: a uma temperatura corporal normal, trata-se de um fluido oleoso transparente; com apenas 1ºC a menos, no entanto, ele se torna mais sólido, esbranquiçado e parecido com uma cera.


São dois os principais fatores que fazem grandes blocos desse sólido se formarem durante o sono. Em primeiro lugar, porque o corpo costuma se resfriar ligeiramente durante a noite. Portanto, parte dessa substância se torna fria o suficiente para se tornar sólida.

Publicidade


Em segundo lugar, de acordo com um estudo do oftalmologista Robert G. Linton e seus colegas do Royal Perth Hospital, na Austrália, porque o sono relaxa a ação muscular dos dutos das glândulas meibobianas.


"Isso é suficiente para provocar um excesso que corre pelas pálpebras e raizes dos cílios durante o sono", afirma o médico. Não se trata de um problema difícil de resolver: basta lavar bem os olhos para nos livrarmos da remela. Mas por que ela existe?

Para começar, porque ela evita as lágrimas caiam dos olhos constantemente e saiam rolando pelas nossas bochechas, o que seria um enorme incômodo. E, ao reter a lágrima nos olhos, o meibo faz outra coisa: ele ajuda a manter os olhos umedecidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade