31/05/20
25º/10ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Saiba mais!

Por que o intestino é vital para as pessoas?

Neste ano a World Gastroenterology Organization (WGO) chama a atenção para o intestino, com recorte para as doenças inflamatórias que podem impactar neste órgão, vital para o organismo.

Para repercutir sobre o assunto e como evitar comprometer o bom funcionamento do intestino por meio de alimentação, prática de atividades, controle do estresse e equilíbrio emocional, deixamos à disposição o médico e autor do livro recém-lançado "Quatro Pilares para uma Vida Saúdavel", Dr. Mohamad Barakat. Em sua obra, ele destaca a saúde intestinal como o "primeiro pilar" juntamente com o comportamento alimentar. Intestino: primeiro pilar para uma vida saudável, órgão requer cuidados para evitar inflamações


"A função primária do intestino é absorver água e nutrientes no organismo", conforme aponta o médico Dr. Mohamad Barakat. "Por isso é possível compreender a relação profunda que há entre aquilo que ingerimos e a saúde deste órgão", avalia Dr. Barakat, que também é autor do livro recém-lançado "Pilares para uma Vida Saudável" da Editora Pandorga.Em sua obra, ele destaca a saúde intestinal como o "primeiro pilar" juntamente com o comportamento alimentar.

Segundo ele, a perfeita função da barreira intestinal e o equilíbrio da microbiota são requisitos de bem-estar e saúde, pois o intestino é uma importante área de troca do corpo humano com o meio externo, e auxilia a eliminar toxinas do organismo. A começar pela ingestão de fibras, que aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, a qualidade nutricional é fundamental. "Mais do que aquilo que comemos, somos aquilo que absorvemos. É impossível ter um intestino saudável se sua alimentação também não o for: uma coisa é consequência da outra", esclarece o médico, que também é diretor do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa.

Quando inflamado por conta de alimentos tóxicos e alergênicos, como industrializados e embutidos, o intestino perde sua microbiota (flora intestinal), que é povoada por mais de 100 trilhões de bactérias.

Entre as principais inflamações está a doença de Crohn (DC), que atinge o trato gastrointestinal, afetando na maioria dos casos a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon). Entre os manifestações listam-se diarreia, cólicas abdominais, febre e em alguns casos sangramento retal. Os mesmos podem aparecer em intensidade leve, moderada e grave.

Para manter a saúde do intestino, procure incluir na rotina alimentar os "verdes" como a couve, por exemplo. Outra boa atitude é evitar ao máximo a quantidade de produtos altamente glicêmicos, que podem contribuir para estabelecer um excesso de glicose na corrente sanguínea. Por isso, evite alimentos como açúcar refinado, pães, massas, cereais refinados, arroz branco, refrigerantes, sucos industrializados. Estes produtos acabam sendo perigosos pelo seu alto teor glicêmico, uma vez que isso serve de alimento para esses fungos e bactérias, favorecendo a manifestação de doenças de todos os tipos.

Além disso, a saúde intestinal impacta na mental. Isso porque o intestino é responsável pela produção de aproximadamente 80% de serotonina, um neurotransmissor que atua no nosso cérebro responsável por conduzir impulsos nervosos como o humor, sono e funções intelectuais. Por isso, este órgão é considerado como "o segundo cérebro".
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Atenção
O que o seu cocô diz sobre a sua saúde?
Fica a dica
Saiba como evitar o mal do intestino preso
Confira
Síndrome do Intestino Irritável: saiba identificar sintomas e procurar ajuda
Procure um médico
Perigos da automedicação para a saúde intestinal
Continue lendo
Saiba mais
Maringá registra dois óbitos por Covid-19; total chega a 8
30/05/2020 18:01
Boletim da saúde
Com mais dois óbitos, Londrina chega a 24 mortes pelo novo coronavírus
30/05/2020 17:36
Boletim estadual
Com mais oito óbitos, Paraná chega a 181 mortes pela Covid-19
30/05/2020 17:17
Alerta!
Sociedade de Pediatria desaconselha cloroquina em crianças e adolescentes com Covid-19
30/05/2020 10:49
Mais de 27 mil mortes
Brasil supera Espanha e se torna o 5º país com mais mortes por coronavírus
29/05/2020 20:00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados