Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Descoberta

Portadores de síndrome de Down sofrem mais doenças auto-imunes?

Redação Bonde
12 nov 2014 às 16:29
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Vall d'Hebron (VHIR) de Barcelona descobriram porque as pessoas com síndrome de Down têm mais predisposição em sofrer de doenças auto-imunes, como diabetes ou hipotireoidismo.

Segundo o estudo, publicado nesta quarta-feira no "Journal of Immunology", uma proteína reguladora da imunidade, denominada AR, está menos presente nos indivíduos com síndrome de Down, o que explica porque elas sofrem mais doenças auto-imunes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A proteína AR está codificada no cromossomo 21, exatamente o que é triplicado nos portadores da síndrome de Down. Esta proteína controla o mecanismo que faz com que os linfócitos T ataquem organismos exteriores como vírus, bactérias, fungos e parasitas, e evita que ataquem as células do próprio corpo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


No entanto, quando esta proteína está menos presente acontece uma falha no processo de tolerância imunológica que faz com que os linfócitos T possam atacar células saudáveis do corpo, e isto pode se tornar uma doença auto-imune.


Os pesquisadores perceberam que cerca da metade dos pacientes com síndrome de Down participantes do estudo desenvolveram com o passar do tempo hipotireoidismo, que na maioria dos casos é uma doença de origem auto-imune.

(Com informações Agência EFE)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade