Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Atleta de final de semana

Previna-se contra as lesões esportivas mais comuns

Sua Saúde - Folha de Londrina
30 mar 2010 às 19:04
Continua depois da publicidade

As lesões no esporte são comuns tanto em atletas de fim de semana como nos amadores, e principalmente em atletas de alto rendimento, mas variam conforme a modalidade praticada e até conforme a posição do atleta. No futebol, o esporte mais praticado em nosso meio, as lesões mais frequentes são as entorses de joelho e tornozelo, lembrando também das lesões musculares (distensões ou contraturas). No tênis, os atletas sofrem mais com lesões de cotovelo; no vôlei, elas aparecem com mais frequência no ombro e tornozelo; e no handebol, nas mãos, incluindo aí ainda as entorses de joelho e tornozelo.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O importante nas lesões oriundas do esporte é que a realização do diagnóstico seja feita por um especialista, pois é preciso diferenciar uma simples torção das lesões ligamentares, estas, sem dúvida, lesões de maior gravidade. O tratamento de lesões envolve o uso de medicação antiinflamatória e analgésica, combinada a repouso e fisioterapia, dependendo do grau e do local da lesão. Nos casos mais graves, há a possibilidade de tratamento cirúrgico para a recuperação da lesão. A recuperação vai variar muito conforme a gravidade e o local da lesão.

Continua depois da publicidade


Para prevenir as lesões, é recomendável fazer sempre uma avaliação antes de iniciar uma atividade física, tanto da parte cardiológica quanto ortopédica. Alongamento, fortalecimento e equilíbrio muscular são condições prioritárias para iniciar uma atividade física quando se pensa em prevenção de lesão no esporte. O tratamento cirúrgico é restrito às patologias que não melhoraram com fisioterapia específica e medicação.

Alexandre Queiroz, ortopedista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade