Tire suas Dúvidas

Problema na arcada dentária pode causar dores de cabeça?

14 set 2012 às 14:46

Tenho dores de cabeça há muito tempo. Descobri recentemente que a dor é causada pela minha arcada dentária. Qual é o tratamento que devo adotar?

Dor de cabeça causada pelo mau posicionamento das arcadas dentárias está relacionada com a disfunção da articulação têmporo-mandibular (D-ATM). ATM é uma articulação que liga o maxilar à mandíbula e é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados, trabalhando em harmonia com ligamentos e músculos.


O encaixe entre os dentes superiores e inferiores é o responsável pelo posicionamento dessa articulação. O alinhamento impróprio dos dentes e/ou a discrepância das bases ósseas podem causar alterações na mastigação, deglutição, fazendo com que o paciente compense mudando a postura da cabeça em relação à coluna cervical, causando estresse da musculatura envolvida. A manutenção da saúde da ATM depende de uma boa oclusão, sendo que o portador de má-oclusão é um candidato potencial a ter problemas de dores de cabeça.


O mau posicionamento dos dentes influencia diretamente o posicionamento da articulação que pode sofrer uma compressão, causando desgastes nessa articulação e dores de cabeça.


Hábitos bucais, como o bruxismo (ato de ranger os dentes), podem causar cansaço, resultando em espasmos e dores. Estes hábitos também estão relacionados com o mau posicionamento das arcadas dentárias, interferências oclusais (quando um dente toca primeiro, antes dos outros), provocando a contração involuntária de alguns músculos que prendem a mandíbula à maxila. A frequência e a severidade podem variar e aumentar a cada noite, está altamente associada ao stress emocional e físico.


Devido à complexidade deste problema, é importante uma série de exames, tais como clínico, histórico do paciente, exames radiográficos, modelos da arcada dentária para estudo deve ser feita para auxiliar no diagnóstico.


Normalmente, o paciente deve se submeter a um tratamento ortodôntico, para posicionar os dentes na posição ideal e dar condições de normalidade para a ATM.


Pode ser também necessário a participação de profissionais de outras áreas como fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia para o total restabelecimento da normalidade.

Auro Seyti Kimura, ortodontista


Continue lendo