Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira lista

Quais alimentos ajudam no combate à ansiedade?

Redação Bonde
01 abr 2016 às 15:37
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Roer unhas, andar de um lado para o outro, comer desesperadamente ou ficar agoniado com longas esperas. Quem sofre de ansiedade já deve ter passado por situações como estas ou outras ainda piores. Mas você sabia que alguns alimentos ajudam a combater esse mal? Certos legumes, frutas e carnes possuem aminoácidos, vitaminas e nutrientes que atuam diretamente na diminuição do estresse, combatendo a ansiedade e elevando os níveis de serotonina, que é responsável pelo bem-estar e relaxamento corporal.

O site Minha Vida listou alguns alimentos campeões em acalmar nossa mente:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


- Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


- Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

Publicidade


- Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.


Divulgação
Divulgação


- Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.

Publicidade


- Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.


- Carboidratos: Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.

Publicidade


- Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. A especialista recomenda o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.


Divulgação
Divulgação


Mas se nada disso funcionar, temos outra dica para tentar combater este mal que afeta tantos brasileiros. Vários estudos ligam a meditação no combate aos níveis de estresse e esses truques simples são um bom começo para quem precisa relaxar. O Dr. Andrew Weil recomenda que os exercícios sejam feitos em qualquer situação estressante e também antes de dormir.

Publicidade


Veja como realizar os truques:


1. Coloque a ponta da língua atrás dos dentes superiores da frente e mantenha essa posição durante todo o exercício.

Publicidade


2. Expire completamente pela boca, emitindo um som como um assobio.


3. Feche a boca e inspire calmamente pelo nariz, contando mentalmente até quatro.

Publicidade


4. Prenda a respiração e conte até sete.


5. Expire completamente pela boca, contando até oito.


6. Após essa primeira respiração, repita o ciclo mais três vezes.

(Com informações do site Minha Vida)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade