Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Quais os benefícios de frequentar regularmente o dentista

Redação Bonde / Portal Brasil
03 out 2014 às 14:42
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia 3 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Dentista, profissional responsável por manter uma boa saúde bucal e promover mais bem-estar, autoestima e saúde geral para o corpo, pois é através da boca que ocorre uma boa mastigação, fundamental à digestão dos alimentos e melhor absorção dos nutrientes.

Além de manter uma boa higiene bucal, também é preciso ter uma alimentação saudável e ir ao dentista regularmente. O profissional de saúde bucal deve ser procurado em casos de alteração na boca, ferida que não cicatriza, mesmo que indolor, manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ter um sorriso bonito e saudável também é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição, e também uma última vez antes de dormir. A higiene dos dentes deve ser feita utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental. Escovar a língua também é muito importante, pois ela acumula restos alimentares e bactérias que provocam o mau hálito. Faça movimentos cuidadosos com a escova "varrendo" a língua da parte interna até a ponta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Manutenção

Publicidade


Ir ao dentista regularmente também é importante para evitar o avanço de caries, causada por bactérias que vivem na boca e utilizam o açúcar da nossa alimentação para produzir ácidos que destroem os dentes. Com a falta de cuidados, a doença pode causar dor, desconforto e até perda do dente.


Também ocorrem casos de gengivite em virtude do acúmulo de placa bacteriana formada por restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva. Quando não é tratada, pode avançar e atingir o osso que sustenta o dente (periodontite), causando exposição da raiz do dente e mobilidade, podendo levar, também, à perda do dente.

Publicidade


Se você utiliza uma prótese parcial removível (ponte móvel), é importante limpá-la fora da boca com sabão ou pasta de dente pouco abrasiva e escova de dente macia, separada para essa função. Antes de recolocá-la na boca, escove os dentes e limpe a gengiva, o céu da boca e a língua.


Em casos de utilização de prótese total (dentadura), é recomendado limpá-la fora da boca com sabão ou pasta de dente e escova de dente separada para essa função. Antes de recolocá-la na boca, limpe a gengiva, o céu da boca e a língua. Recomenda-se ficar sem a prótese algumas horas durante o dia.

Publicidade


O ideal é passar a noite sem a prótese, mas, se não for possível, faça durante o banho ou em um momento em que esteja sozinho em casa, por exemplo. Deixe-a sempre em um copo com água limpa. Solicite orientação ao dentista sobre outros produtos para complementar a limpeza das dentaduras.


Entre as pessoas idosas uma queixa comum é a falta de saliva (boca seca). Além de ser uma manifestação comum ao envelhecimento, pode ser causada pelo uso de alguns medicamentos ou distúrbios na saúde. A boca seca pode causar maior risco a cárie dentária, incômodo no uso da prótese, perda do paladar, mau hálito e dificuldades para falar, mastigar e engolir os alimentos.


O profissional de saúde bucal pode recomendar vários métodos para manter sua boca mais úmida, como tratamentos ou remédios adequados para evitar a boca seca. Tomar água com frequência pode ajudar.

Reprodução
Reprodução


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade