Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Variam de 58 a 12 semanas

Quais países oferecem as maiores e as menores licenças maternidade?

Redação Bonde
12 ago 2015 às 16:28
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há alguns dias, a empresa americana Netflix anunciou a extensão das licenças concedidas por maternidade e paternidade. Ela oferecerá aos seus funcionários e funcionárias até um ano de afastamento remunerado, sem fazer distinções entre homens e mulheres.
Essa política da empresa supera bastante o 'padrão' de licenças desse tipo usado ao redor do mundo.

Atualmente, existe uma preocupação no mundo desenvolvido por melhorar as condições do nascimento dos bebês. Os especialistas têm enfatizado cada vez mais a necessidade de ampliar o período de licença maternidade para conseguir isso. E a licença paternidade também tem entrado nessa discussão, já que é ainda um direito pouco implantado.
A BBC traz aqui uma lista dos países que garantem os melhores e os piores benefícios de licença maternidade e paternidade, incluindo a América Latina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Países com licenças maiores
Só 34 países (incluindo o Brasil) cumprem a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de conceder ao menos 14 semanas de licença à mãe com remuneração não inferior a dois terços dos seus ganhos mensais no trabalho.
A maioria das mulheres trabalhadoras do mundo – cerca de 830 milhões – ainda carece de uma proteção de maternidade suficiente. Quase 80% delas são da África e da Ásia, segundo a OIT.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Os últimos dados da organização apontam que as maiores licenças maternidade estão na Europa. Em destaque, estão os países de economia mais forte, como o Reino Unido, com 315 dias de licença; a Noruega, também com 315; a Suécia, com 240; e os países do leste europeu como a Croácia, com 410 dias de licença – o país com maior tempo de licença maternidade no mundo todo.

Publicidade


Montenegro, Bósnia e Albânia também oferecem um período bom de afastamento para as mães que acabaram de ter filhos – 1 ano de licença.


Países com licenças mais curtas
Do outro lado da balança, aparecem sobretudo os países da África e da Ásia, com pouco desenvolvimento econômico, que oferecem períodos bem mais curtos de licença maternidade – a Malásia e o Sudão são os que 'lideram' a lista das 'piores licenças' do mundo, dando apenas oito semanas de afastamento para as mulheres que tiveram filhos.


Mas não são apenas países subdesenvolvidos que oferecem períodos muito curtos de licença maternidade. A maior potência econômica do mundo também está nesse grupo – sendo superada nesse quesito até por alguns países com altíssimo nível de pobreza.
Os Estados Unidos oferecem somente 12 semanas de licença maternidade e sem nenhuma remuneração.

E na América Latina?
Na América Latina, a política dos países é desigual, mas ainda nenhum deles fica perto de oferecer as melhores licenças. As maiores, segundo os dados da OIT, são:
- Chile:Junto com Cuba, é o país que oferece um período maior de licença, com 156 dias de afastamento, e chega a pagar 100% do salário durante esse tempo.
- Cuba: Oferece também 156 dias de licença com 100% de salário.
- Brasil:Oferece 120 dias de licença com 100% de salário. Empregadores que fazem parte do Programa Empresa Cidadã, no entanto, oferecem 180 dias de licença.
- Costa Rica: 120 dias de licença com 100% de remuneração.
- Colômbia: Licença de 98 dias e salário completo por esse período.
Atrás deles, estão Argentina e Peru, com 90 dias de licença para as mães. Paraguai, Equador, México, Uruguai, El Salvador, Honduras e Nicarágua vêm logo depois, com 84 dias de licença. E o país da América Latina com menos dias concedidos é Porto Rico, que oferece 56.
(com informações do site BBC)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade