Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Males da vida moderna

Quais são os problemas que afetam a população de cidade grande?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 abr 2017 às 10:26
- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A rotina em cidades grandes é marcada pelo trânsito, pressão no ambiente de trabalho e problemas relacionados à segurança. Com isso, a população que vive nos centros urbanos se torna vítima de males que podem impactar em seu bem estar, envolvendo tanto aspectos psicológicos quanto físicos. "Esses fatores têm sido cada vez mais diagnosticados e podem atingir pessoas de diferentes faixas etárias", alerta a dra. Karina Kiso, farmacêutica formada pela USP e médica especialista em clínica médica com mestrado em saúde coletiva pela Santa Casa de São Paulo.

A tensão acumulada do dia a dia, em longo prazo, pode gerar riscos e impactar a saúde. A médica acrescenta: "o mais indicado é que se os sintomas estiverem interferindo nas atividades cotidianas, a pessoa busque alternativas e tome medidas para não ter sua saúde comprometida".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ansiedade e estresse
É muito comum falarmos que estamos ansiosos ou estressados, mas saber as características dos quadros é importante para avaliar se as sensações estão dentro da normalidade. A ansiedade pode ser caracterizada como um sentimento desagradável, um sinal de alerta, que faz com que a pessoa passe a se defender e proteger-se de ameaças, sendo uma reação natural e necessária.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Já o estresse é uma resposta do organismo ao esforço físico, psicológico e emocional, que pode ser identificado através de uma preocupação exagerada com diversos eventos ou atividades cotidianas ou por sintomas como irritabilidade, tensões musculares, perturbações no sono, entre outros.

Publicidade


Os sintomas de nervosismo, medo e insegurança podem desencadear falta de ar, fobias e tonturas. Segundo dra. Karina Kiso, a partir do momento em que a ansiedade e o estresse interferem negativamente na qualidade de vida, podem ser considerados distúrbios.



Distúrbios do sono e aumento de peso
Além de quadros de ansiedade e estresse, problemas com o sono e aumento de peso podem estar associados. Especialistas relatam que dormir pouco interfere no ganho de medidas. Um dos principais problemas é a insônia, caracterizada por dificuldade em iniciar ou manter o sono continuamente durante a noite.

Segundo a médica, os tratamentos para todos esses quadros podem ser feitos naturalmente com atividades físicas, práticas de lazer e descanso, além de meditação e massagens, sem esquecer uma alimentação balanceada. "O consumo de medicamentos fitoterápicos também pode auxiliar o paciente. A Passiflora incarnata, por exemplo, é uma substância capaz de minimizar os efeitos causados pela ansiedade e estresse, além de melhorar a insônia. Sem produzir sedação excessiva, seu uso é indicado sob supervisão médica", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade