Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça seu corpo

Qual é a melhor época para engravidar?

Redação Bonde
06 nov 2015 às 16:27
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O primeiro passo a ser tomado por quem quer engravidar é conhecer muito bem o funcionamento do seu corpo e, principalmente, seu ciclo menstrual.

Isso porque saber identificar os dias férteis e os sinais típicos que os caracterizam ajuda (e muito!) nas chances de a família aumentar antes do que você imagina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A mulher deve observar o padrão do seu ciclo menstrual e procurar ter relações no seu período fértil. O casal deve manter o mínimo de relações sexuais por semana e consultar o ginecologista regularmente", explica a médica Josenice de Araújo, ginecologista do Hospital Anchieta, em Taguatinga (DF).

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?



Conheça as principais etapas do ciclo menstrual:

Publicidade


1ª semana: Fase folicular ou proliferativa
O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação, com a fase folicular, e tem em média 28 dias de duração. Neste período inicial, há o desenvolvimento de folículos ovarianos, sendo que apenas um deles chegará à fase madura para desenvolver o óvulo que poderá ser fecundado.


2ª semana: Fase ovulatória
Quando o folículo estiver totalmente desenvolvido, o ovário libera o óvulo para ser fecundado. A ovulação costuma acontecer na metade do ciclo menstrual, por volta do 14º dia. O período fértil, assim, engloba os cinco dias que precedem a ovulação e os dois subsequentes. Isso significa que quem quer engravidar deve concentrar as relações sexuais entre o 9º e o 17º dia do ciclo.

Publicidade


3ª e 4ª semanas: Fase lútea ou secretória
Caso o óvulo seja fecundado, ele é encaminhado para o útero, onde acontecerá a gestação do bebê. Se não, depois de 9 a 11 dias após a ovulação, o óvulo começará a regredir até ser eliminado na menstruação, junto com o endométrio. O endométrio é a parede desenvolvida pelo útero para receber o óvulo, quando fecundado, e originar a placenta, que permitirá o desenvolvimento do feto.


O corpo dá os sinais
Agora que você já conhece as três principais etapas do ciclo menstrual, é importante entender os principais sinais emitidos pelo corpo no período fértil:

Publicidade


1. Temperatura basal
Também é um indicativo de quando é um bom momento para engravidar. Para isso, você deve medir diariamente sua temperatura pela manhã, logo depois de acordar e antes de sair da cama. Use um termômetro convencional e meça a temperatura pela boca, anotando os resultados em uma tabela desde o primeiro dia da menstruação.


Durante as duas primeiras semanas no ciclo, antes da ovulação, a temperatura deve ser mais baixa, entre 36 °C e 36,5 °C. Logo após a ovulação, entretanto, deve haver um aumento entre 0,5 °C e 0,8 ° C e a temperatura na casa dos 37 °C deve perdurar até a menstruação.

Publicidade


Entretanto, a especialista Josenice pondera que esse método não é 100% efetivo, já que cerca de 20% das mulheres não apresentam esse padrão bifásico na curva da temperatura, dificultando a identificação da ovulação por esse método.


2. Muco cervical
Os fluidos eliminados pelo colo do útero também podem ser mais um indicador de fertilidade. A partir do 10º dia do ciclo até o dia da ovulação, é possível observar a eliminação na calcinha de um muco elástico, que lembra a consistência da clara do ovo.

Publicidade


Além destes "avisos" do organismo, há, ainda, fatores que afetam as chances de engravidar:


Fatores que facilitam a gravidez
Alimentação equilibrada
Atividade física regular
Regularidade nas relações sexuais (não só nos dias férteis)
Calma e paciência durante o período de tentativas

Publicidade



Fatores que dificultam a gravidez

Concepção depois dos 40 anos
Sobrepeso
Uso de cigarro, álcool e drogas
Incidência de endometriose ou ovários policísticos
Estresse e ansiedade


Ou seja, o grande segredo para quem quer engravidar é respeitar os limites e o tempo do corpo. Quando o casal decide que é hora de engravidar, o ideal é encarar essa decisão com naturalidade e paciência, evitando colocar pressão ou prazo definido para a gravidez.

Quando vocês menos esperarem, o pequeno - ou a pequena - já estará a caminho.
(com informações do site UOL)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade