Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
ADOÇANTES

Qual é o melhor tipo de adoçante?

Sua Saúde-Folha de Londrina
01 out 2009 às 10:06
Adoçantes dietéticos conferem doçura sem ter sacarose na composição, uma vez que são elaborados para pessoas com restrição de carboidratos simples. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Adoçantes dietéticos conferem doçura sem ter sacarose (açúcar da cana) na composição, uma vez que são elaborados para pessoas com restrição de carboidratos simples.

Os adoçantes podem ser classificados como nutritivos e não-nutritivos. Os nutritivos fornecem energia e textura aos alimentos e geralmente contêm valor calórico semelhante ao açúcar. São utilizados em quantidades maiores em relação aos não nutritivos. Exemplo: frutose, sorbitol, aspartame, sacarose, glicose.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os não-nutritivos fornecem doçura acentuada, não contêm calorias e são usados em quantidades muito pequenas. Exemplo: sacarina, ciclamato, acessulfame K, sucralose e esteviosídeo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Cada produto deve ser indicado de acordo com as necessidades individuais e avaliação do médico ou nutricionista. Alguns adoçantes devem ser evitados por pessoas portadoras de patologias específicas. Exemplos: acessulfame K (não indicado para portadores de deficiências renais), aspartame (deve ser evitado por portadores de fenilcetonúria), ciclamato e sacarina (ruim para portadores de hipertensão) e frutose, que deve ser evitado por pessoas com alteração de triglicerídios.

Débora Pracanica, nutricionista do Hospital Albert Einstein (São Paulo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade