Pesquisar

Canais

Serviços

A endometriose é suspeitada diante de uma mulher com dor menstrual, dor para ter relações sexuais e subfertilidade - Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
ENDOMETRIOSE

Qual o melhor tratamento para a endometriose?

Sua Saúde-Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

A endometriose é definida como a presença de tecido endometrial fora do útero. Os locais mais frequentes de implantação são as vísceras pélvicas e o peritôneo. Endométrio é o tecido que é eliminado durante o fluxo menstrual. Quando esse tecido encontra-se implantado fora do útero, ele provoca dor e desconforto pélvico durante o período menstrual, com cólicas intensas durante a menstruação. Dependendo da gravidade da endometriose a mulher poderá ter dificuldades para engravidar, constituindo-se em um dos fatores mais comuns da baixa fertilidade do casal.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A endometriose é suspeitada diante de uma mulher com dor menstrual, dor para ter relações sexuais e subfertilidade. Entretanto, a endometriose pode ser assintomática. Constitui como doença própria da mulher em idade fértil. Pode estar presente de maneira mínima, moderada e grave, e se apresentar na forma de implantes vermelhos, vesículas, placas brancas ou como cistos endometrióticos com conteúdo característico. Provoca aderências importantes entre os órgãos pélvicos pela formação de cicatrizes rígidas entre os órgãos (trompas, ovários e intestino).

Continua depois da publicidade


O diagnóstico é suspeitado pelos sintomas. Quando presentes os cistos denominados endometriomas, a ultra-sonografia é importante como exame complementar. A laparoscopia constitui o padrão ouro para o diagnóstico, sendo também usada para o tratamento a cauterização dos implantes e ressecção das infiltrações.


O tratamento medicamentoso consiste no uso de bloqueadores dos estrogênios durante período de seis a oito meses (provocando ausência de menstruação). É indicado principalmente na endometriose mínima. O uso de anticoncepcional hormonal bloqueia a evolução, melhora o quadro doloroso, sendo uma boa medida para o controle após o tratamento, tanto laparoscópico como medicamentoso, da endometriose.


Independente do tratamento é aconselhável que a mulher faça exames periódicos em razão da endometriose apresentar índice elevado de recidiva em qualquer dos métodos de tratamento a qual foi submetida.

Continua depois da publicidade

Osmar Henriques, especialista em reprodução humana


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade