Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mamoplastia redutora

Quando a redução das mamas pode ser realizada?

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
04 ago 2015 às 14:05
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dores nos ombros e nas costas, marcas na pele devido ao uso do sutiã, assaduras abaixo e entre as mamas. Essas são algumas situações vividas pelas mulheres que sofrem por terem seios muito grandes. Além das questões físicas, muitas ainda precisam lidar com as dificuldades emocionais ocasionadas pela vergonha em usar trajes de banho ou roupas específicas para a prática de exercícios físicos.

"Quando essa situação ocorre por muitos anos, pode acontecer também o surgimento de desvios na coluna e hérnias de disco", complementa o médico cirurgião plástico, Tiago Ribeiro. Segundo o especialista, a solução para este problema é encontrada na cirurgia chamada de mamoplastia redutora. "O procedimento objetiva a retirada de parte do tecido da mama que está em excesso, além do reposicionamento das aréolas", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando possível, também é mantido os canais de leite e vasos sanguíneos, que preservará a capacidade de amamentação da mulher, que ainda desejar ter filhos. "Como a mamoplastia
redutora mobiliza a glândula mamária e a aréola, a lactação pode ser prejudicada em alguns casos, por isso, o ideal é conversar com o médico de confiança sobre os riscos e benefícios", complementa Ribeiro.

Quando operar?

Não há um tamanho específico definido da mama, que aponte a necessidade da redução. "Em algumas mulheres, os seios grandes se encaixam bem, normalmente porque o biótipo da pessoa aceita essa proporção. Já para outras, o tamanho maior das mamas não é consonante com o restante da estrutura corporal e resulta nos sintomas citados: dores, assaduras e
problemas emocionais e de baixa autoestima. Nestes casos, a cirurgia é indicada", relata o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Já a idade mínima para a cirurgia gira em torno dos 18 anos, isso porque até essa idade, as mamas ainda estão em desenvolvimento. "O desconforto surge antes, no início da adolescência,
porém, é necessário aguardar até o desenvolvimento completo, que em geral, ocorre após o fim da puberdade", detalha. A exceção pode ocorrer quando o tamanho das mamas prejudicar o desenvolvimento adequado do corpo.

A cirurgia
Várias são as técnicas que podem ser utilizadas. A extensão e o formato da cicatriz podem variar entre uma cicatriz periareolar até uma em formato de T invertido, que inicia ao redor da aréola e se complementa com uma linha vertical e horizontal. O tempo de internação geralmente é de 24 horas e a anestesia recomendada pode ser a peridural com sedação ou geral. Já o tempo de cirurgia varia a cada caso, durando em média, quatro horas.

Pós-Operatório

Após a realização do procedimento, a alimentação deve ser leve nos primeiros dias, devido ao uso de antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos. As atividades físicas podem ser retomadas ou iniciadas após dois meses da realização da cirurgia. Já a rotina: trabalho, estudo, relações sexuais e dirigir podem voltar a ser realizadas com cuidado, após 20 dias. "O importante é usar criteriosamente, o sutiã cirúrgico, que é colocado logo após a cirurgia e pode ser removido apenas na hora do banho. O tempo de uso pode variar, mas normalmente é usado no mínimo por dois meses", acrescentou Ribeiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade