A terapia floral é um tratamento para problemas de ordem emocional, o que muitas vezes acaba por curar uma enfermidade grave no físico do paciente, como diabetes, gastrite nervosa, úlcera, fortes dores de cabeça, entre outros.
Algumas pessoas chegam a desenvolver doenças psicossomáticas, que ocorrem quando problemas psicológicos, como desejos, medos, ansiedades, raivas, frustrações se tornam físicos. A explicação seria de que a mente não conseguiria resolver o problema com os mecanismos de defesa, então jogaria o problema ou a ameaça para o corpo excluí-lo em forma de doença ou sintomas.
Nas somatizações, doenças, depressão, transtornos, problemas orgânicos, a causa de fundo sempre é emocional, por isso os florais fazem esse papel de cura, pois são medicamentos naturais feitos à base de flores não tóxicas, que não têm efeito colateral e curam de uma maneira equilibrada, sem prejudicar o organismo do paciente.
As essências florais também são muito boas para tratar pessoas indecisas, que não conseguem achar seu papel na vida; ou para aqueles que acham que fazem tudo errado, e também para quem tem dificuldade de conseguir emprego, pois os bloqueios emocionais e até familiares interferem na organização da vida. Ou para aqueles que têm dificuldade de se expressar e colocar limites nos outros, que ficam engolindo os ''sapos'' e acabam adoecendo na região da garganta.
O trabalho que as essências florais fazem juntamente com o trabalho do terapeuta é fazer com que o indivíduo se reestruture completamente, e volte a ter uma vida de felicidade e força em sua caminhada. Todos os problemas e situações são conversados e diagnosticados com as essências adequadas para o tratamento.
Os florais são um modo gentil de restaurar o balanço entre o nosso ser em sua totalidade, e permitir ao nosso corpo a chance de recuperar sua força e capacidade de combater as doenças por meio de seus processos naturais de cura.
Karla Carelli Valério, terapeuta floral