Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
São 233 casos por dia

Queimação ou infarto? Entenda as diferenças

Redação Bonde com assessoria de imprensa
16 set 2015 às 16:16
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados do Ministério da Saúde recentemente divulgados revelam que o infarto agudo do miocárdio é a segunda principal causa de morte no Brasil. A doença é responsável por cerca de 85,5 mil óbitos por ano – 233 casos por dia. Saber diferenciar a queimação de um infarto pode ser o primeiro passo para evitar que os alarmantes números cresçam ainda mais.

Para o coordenador clínico do Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Catarina, Prof. Dr. Walter Gomes, "é comum algumas pessoas sentirem dor no peito em determinadas fases da vida ou após a prática de exercícios físicos intensos. Todavia, embora as causas possam variar desde um refluxo até algo muito grave, como um infarto, é vital ficar atento e buscar socorro
imediatamente em alguns casos".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A queimação no peito, algumas vezes, é o primeiro sinal de que a saúde do coração não está 100%. "Não levar a sério esse sintoma é um risco que muitas pessoas preferem correr. No atendimento de emergência, notamos que alguns pacientes vítimas de infarto tiveram dor no peito ou queimação dias antes de serem internados", afirma o cardiologista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Para o médico, "além do reconhecimento do sintoma, a rapidez com que procura o hospital e é atendido é outro fator determinante para evitar riscos maiores, já que a mortalidade no infarto agudo está relacionada ao tempo de atendimento". O especialista elenca quatro características da dor no peito que necessitam de atendimento imediato:


- Dor acompanhada de náuseas, suor frio, falta de ar ou desmaio;
- Dor no centro do peito ou na parte superior do abdome e mais intensa que a habitual;
- Incômodo no peito que aparece após a prática de exercício físico e desaparece ao repousar;
- Dor no peito que se irradia para o pescoço ou para os braços.

Independente da origem da dor, prevenção é sempre a melhor alternativa Prevenir, essa é a palavra-chave quando o assunto é o coração. "Abandonar o cigarro, controlar o peso e, se necessário, fazer regime e buscar uma alimentação mais saudável, diminuir o consumo de álcool, realizar atividades físicas regulares, como caminhadas, por exemplo, são passos simples
que estão ao alcance de qualquer paciente e que podem fazer a diferença a favor da saúde já no curto prazo", conclui doutor Walter.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade