Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Dúvida

Respirar pela boca pode causar problemas?

Sua Saúde-Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

A respiração normal é a que fazemos pelo nariz, nunca pela boca. Quando, por diversos motivos, a respiração pelo nariz fica interrompida ou dificultada, a pessoa se obriga a respirar pela boca e algumas alterações acontecem no comportamento da pessoa.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A obrigação de manter a boca permanentemente mal fechada ou aberta altera a musculatura dos lábios, da língua e das bochechas, levando à flacidez, protrusão da língua, alteração da posição dos dentes e aparência de fadiga.

Continua depois da publicidade


O sono também é intranquilo e de mau repouso, frequentemente com roncos e mesmo apnéia, conhecida como apnéia noturna, que não acontece somente à noite, mas em todos os momentos em que a pessoa estiver dormindo.


A má respiração nasal conduz com maior facilidade e frequência a doenças que atingem os brônquios, como sinusites, bronquites, pneumonias e asmas.


Acontece com a má respiração nasal o maior número da necessidade de uso de aparelhos ortodônticos, que não farão a correção exata dos dentes e dos maxilares até que a respiração nasal seja estabelecida ou restabelecida.

Continua depois da publicidade


A grande frequência da má respiração, especialmente em crianças, ocorre por conta de adenóides aumentadas e ou adenóides e amídalas muito aumentadas, o que pode levar pacientes para a cirurgia de eliminação desses órgãos.


Hoje, a maioria dos pais têm receio de levar os filhos para a cirurgia por medo da anestesia, sendo que este recurso da medicina é hoje um dos mais seguros e os processos anestésicos para esses tipos de cirurgias são de demora de 20 a 30 minutos, com resultados altamente compensadores.


Outros transtornos da respiração nasal podem ter como causa a má formação das fossas nasais, como desvios do septo, aumento do volume dos cornetos, sinusites crônicas, reações alérgicas, polipose nasal, tumores e, em crianças, quando se percebe que, de repente, passa a ter tal dificuldade respiratória, pode-se pensar em algum corpo estranho introduzido no nariz.


Alguns observadores nos mostram que a má respiração nasal, especialmente em crianças, pode desenvolver pés chatos, má posição da coluna vertebral, irritabilidade, atraso escolar, hiper-sinetismo e outros distúrbios.

*Fahed Daher, otorrinolaringologista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade