Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Causada por bactéria

Saiba mais sobre o tracoma e como evitar a doença que inflama os olhos

Redação Bonde
12 dez 2014 às 14:14
- Reprodução/Blog da Saúde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, é conhecida como tracoma e tem maior incidência em crianças. Em muitos casos a doença não apresenta sintomas claros, dificultando o diagnóstico e agravando o problema, já que algumas lesões podem provocar o atrito da pálpebra com a córnea, prejudicando a visão.

Quando diagnosticado corretamente, o tracoma possui fácil tratamento. É importante ficar atento aos olhos se estiverem vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia e intolerância à luz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sua transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Objetos contaminados, roupas de cama, lenços e toalhas também podem transmitir a bactéria.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Para evitar o contágio, a dica é incentivar e dar exemplo para crianças lavarem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçarem os olhos, não usarem toalhas ou lenços de outras pessoas e até mesmo evitarem dormir na mesma cama com várias pessoas.

Os fatores de risco claramente associados à ocorrência do tracoma são as baixas condições socioeconômicas e ambientais. Saneamento básico, acesso à água potável e destinação adequada do lixo são medidas importantes para evitar a doença.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade