15/01/21
Fique atento

Saiba o motivo e as dicas para evitar a surdez durante os voos de avião

Quando você voa de avião costuma ficar surdo? Há pessoas que ficam com o ouvido tampado por vários dias depois que viaja. Isso ocorre por causa da pressão nos ouvidos, em especial nas aterrissagens, porque ocorre mudanças bruscas de altitude ou decolagens.

A médica otorrinolaringologista, chefe do grupo de pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Dra. Jeanne Oiticica, explica que, apesar das cabines das aeronaves comerciais serem pressurizadas, isso pode ocorrer caso o passageiro esteja com alguma inflamação, congestão ou secreção nas vias aéreas superiores (nariz, seios paranasais, Tuba de Eustáquio, rinofaringe) decorrentes de gripes, resfriados, rinite, sinusite.


"O que acontece é que o ar presente dentro dos ouvidos, por conta da obstrução (inflamação, congestão ou secreção) não consegue ser trocado com o ar do ambiente. A pressão do ar retido e preso dentro do ouvido acaba gerando desconforto por distensão da membrana timpânica, em alguns casos pode haver dor associada", comenta a médica.

Oiticica diz que pode levar alguns dias para esta secreção secar e drenar para fora do ouvido, depois disso a audição normaliza. É sempre importante consultar um médico otorrinolaringologista nestes casos, pois, algumas vezes, pode ser necessário tratamento adicional, como exames de imagem e audiometria, sendo que uma avaliação mais detalhada acaba esclarecendo o diagnóstico final.

Veja algumas dicas da médica Jeanne Oiticica para quem sofre com os ouvidos tampados durante os voos:

- Usar sempre sprays nasais e gotas otológicas que podem ser prescritos para alívio do incômodo agudo na hora do voo, além, é claro, do tratamento profilático, mas que deve ser analisado caso a caso.

- Mascar chicletes e deglutir, beber algum líquido. No caso dos bebês, dar mamadeira ou o peito pode ajudar a abrir a Tuba de Eustáquio (a orelha encontra-se conectada com o nariz por meio de um tubo fino e estreito, como um canudo, chamado Tuba de Eustáquio. Ela é importante, pois é a responsável por equalizar a pressão da orelha e drenar secreções que a própria orelha produz em direção ao fundo do nariz para serem eliminadas) e desentupir o ouvido.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Continue lendo
Boletim

Maringá registra mais três mortes e 175 casos de Covid-19

15 JAN 2021 às 17h48
Boletim da pandemia

Com mais 5 óbitos, Londrina passa de 500 mortes por Covid-19

15 JAN 2021 às 17h39
Covid-19

Vacinação em Maringá está prevista para começar dia 20

15 JAN 2021 às 16h45
Pandemia

Boletim da Sesa traz mais 82 mortes de Covid-19 no Paraná

15 JAN 2021 às 16h35
Novo pico de casos

Anvisa autoriza empresa a produzir e distribuir oxigênio com percentual menor de pureza para Manaus

15 JAN 2021 às 16h26
Alerta!

Ministério da Saúde confirma caso de reinfecção pela nova variante do coronavírus no AM

15 JAN 2021 às 15h25
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados