16/06/21
PUBLICIDADE
Atenção

Saiba quais os significados das cores da urina

A cor da urina pode falar muito sobre a saúde. Por isso, é preciso estar atento para algumas alterações possíveis de serem reconhecidas apenas ao olhar para a urina.

A diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, Myrna Campagnoli, explica que a urina humana costuma ser amarelada, podendo ter variações de tons conforme a quantidade de água presente nela. "A cor habitual é amarela, mas o tom pode variar do amarelo claro até mais alaranjada dependendo da quantidade de líquido ingerida", cita.

As cores da urina podem variar também pela alimentação. Alimentos como cenoura, beterraba, amora e remédios, ricos em vitamina B, podem modificar a cor. Além de suplementos vitamínicos e medicamentos com corantes. "Ingerir uma boa quantidade de líquido é fundamental para um bom funcionamento do organismo. As pessoas devem ingerir por volta de 30 ml/kg peso de líquidos no dia. Assim diminui-se o risco de formação de cálculos renais e de queda na pressão arterial que é comum, além de evitar um desequilíbrio hidro-eletrolítico do organismo que pode ser grave para o indivíduo", menciona.

O significado de cada cor da urina:

Clara
: é um bom sinal e indica que o corpo está hidratado.
Amarela intensa: significa um baixo consumo de água e que os rins estão com trabalho extra. Hidrate-se.
Amarelo escuro: o tom próximo ao marrom significa que a situação pode ficar complexa rapidamente. Pode indicar um problema no fígado. Beba muita água e, se persistir, procure um especialista.
Marrom: indica que pode haver um problema renal. Algumas inflamações na urina deixam a mesma marrom e é possível identificar pequenos vestígios de sangue. Fique atento e procure um especialista.
Laranja: talvez uma das mais incomuns. O tom alaranjado pode estar relacionado com o excesso de vitamina C no corpo. Reduza o consumo - sem parar de consumir - de frutas e legumes com a vitamina durante aproximadamente cinco dias.
Azul: geralmente ocasionada pelo excesso de cálcio ou infecção bacteriana. Costuma acontecer em pessoas com suplementação vitamínica. É hora de procurar um médico.
Vermelha: pode ser algo grave ou apenas o consumo em excesso de frutas vermelhas, amora ou beterraba. Caso não seja o caso ou se repita ao longo do dia, procure imediatamente um médico.
Roxa: muita rara. Indica porfiria (doença genética).
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Saiba mais

Exército já vacina militar de 43 anos, enquanto Brasília patina nos 50 anos

16 JUN 2021 às 08h04
Vacinação

Com novo lote, Arapongas antecipa vacinação de 56 anos e abre para 55 anos

16 JUN 2021 às 07h41
Vacinação no PR

Idosos passam de maioria para um quarto dos internados nas UTIs do Paraná

15 JUN 2021 às 20h10
1.599 mortes pela doença

Londrina monitora 744 casos ativos de coronavírus; 234 internados

15 JUN 2021 às 18h46
Boletim diário

Maringá registra mais 10 mortes pelo novo coronavírus nesta terça

15 JUN 2021 às 18h10
Saiba mais

Variante do coronavírus identificada no interior já circulava desde janeiro em São Paulo

15 JUN 2021 às 16h34
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados