Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Saiba quais são as diferenças entre a alergia a leite e a intolerância à lactose

Redação Bonde
23 out 2015 às 16:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por serem causadas pela ingestão do leite, a alergia ao alimento e a intolerância à lactose são comumente confundidas. No entanto, essas condições de saúde possuem características muito diferentes e precisam ser identificadas corretamente que se dê prosseguimento aos tratamentos e acompanhamentos médicos.

Saiba diferenciar as duas doenças corretamente e quais passos seguir após identificadas no organismo:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alergia a leite
A alergia a leite, na verdade, é uma alergia à proteína do leite. O sistema imunológico de quem possui essa condição identifica essa proteína como um elemento invasor e agressor, e o organismo acaba sofrendo diversos sintomas que não são saudáveis para combater esse agente invasivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Os sintomas da alergia a leite que podem aparecer são a diarreia, gases, cólicas abdominais, sangramento intestinal, lesões dermatológicas, fatiga e dificuldade para respirar. Esses sinais aparecem com mais força em bebês, no momento da transição do leite materno para o leite de vaca. São nos primeiros seis meses de vida a maior ocorrência da alergia, que tende a melhorar com o passar dos anos.

Intolerância à lactose

Apesar de ter sintomas parecidos, a intolerância à lactose se trata da deficiência na produção da enzima lactase, que é responsável pela digestão do açúcar encontrado no leite: a lactose.
A insuficiência da enzima faz com que se acumule lactose no intestino e isso acarreta o aumento do número de bactérias no intestino, causando sintomas como a diarreia, gases, cólicas e inchaço.

Sendo assim, a principal diferença entre as duas doenças é a causa: uma é a alergia à proteína do leite e a outra é a falta de enzima lactase, que digere a lactose.
(com informações do site Site de Beleza)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade