23/06/21
PUBLICIDADE
O de mama é o mais comum

Saiba quais são os dez cânceres mais comuns no Brasil

O câncer é responsável por quatro milhões de mortes ao redor do mundo todos os anos. Os avanços tecnológicos recentes têm permitido a compreensão dos fatores ambientais e genéticos que desencadeiam o processo cancerígeno. Mas dados coletados nas últimas décadas mostram uma relação próxima entre o estilo de vida, fatores ambientais e genéticos, com o surgimento do câncer.

"A maioria dos casos de câncer apresenta um estágio pré-clínico longo, ou seja, acredita-se que o câncer possa levar de dez a 30 anos para se manifestar clinicamente em uma parcela dos casos, por isso, uma alimentação desequilibrada, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente, pode gerar prejuízos à saúde no futuro e contribuir para a pré-disposição do desenvolvimento do câncer", explica a médica hematologista, Dra. Jerusa Miqueloto, do Laboratório Frischmann Aisengart.

Mais comuns no Brasil
No Brasil os tipos mais comuns de câncer nas mulheres são o de mama, colo de útero, cólon e reto, pele, tireóide e pulmão. Já entre os homes, predominam os casos de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago e boca. Anualmente, mais de 400 mil novos casos são identificados em pacientes brasileiros.

Os que mais matam no país
Apesar do avanço da medicina, ainda não foi identificada uma fórmula exata para a cura. As doenças cancerígenas são a segunda maior causa de mortes no Brasil. No top dez em mortes estão o câncer de pulmão, estômago, colorretal, próstata, mama, fígado, pâncreas, boca, leucemia e colo de útero.

Prevenção
A prevenção é a principal arma contra o câncer. A identificação dos fatores de risco e o acompanhamento médico permitem a antecipação ao surgimento da doença. Além de manter uma alimentação balanceada e evitar o uso de cigarro e bebidas alcoólicas, o acompanhamento médico regular, exames preventivos, exposição ao sol entre 10h e 16h e a prática de atividades físicas diariamente estão entre as ações indicadas para a evitar o câncer.
Redação Bonde com Assessoria
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim diário

Londrina ultrapassa 65 mil casos do novo coronavírus; 1.672 óbitos

23 JUN 2021 às 17h40
Pandemia

Maringá orienta para que máscaras sejam descartadas no lixo comum

23 JUN 2021 às 17h20
Boletim diário

Maringá registra 15 mortes pelo coronavírus nesta quarta (23)

23 JUN 2021 às 17h12
Fique atento

Maringá vacina população de 42 anos ou mais nesta quinta (24)

23 JUN 2021 às 16h42
'Sommelier de vacina'

Saúde de Londrina alerta que população não pode escolher vacina contra Covid-19

23 JUN 2021 às 16h25
Boletim da pandemia

Paraná passa de 30 mil mortes por Covid-19 e governo decreta luto oficial no Estado

23 JUN 2021 às 16h05
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados