Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fria ou quente?

Saiba qual bolsa térmica usar nas situações de desconforto

Redação Bonde com assessoria de imprensa
28 jun 2016 às 14:24
- Divulgação/Mercur
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há séculos as aplicações de calor e do frio com fins terapêuticos têm sido realizadas. O procedimento auxilia no tratamento de diversas lesões e no alívio de dores em geral. Porém, sempre surge a dúvida sobre qual fonte térmica é a indicada quando o objetivo é amenizar dores e desconfortos ou até mesmo para auxiliar no tratamento de alguma lesão.

"Sabemos da importância deste assunto para o bem-estar das pessoas. As terapias de frio e calor são ferramentas valiosas para o tratamento de diversas lesões, porém muitas pessoas não conhecem esta alternativa de tratamento ou, muitas vezes, ficam na dúvida entre utilizar o frio ou calor. Além disso, a forma de aplicação, o tempo e a frequência de uso também geram muitas dúvidas, disseminar estas informações é extremamente importante", comenta o fisioterapeuta Regis Severo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Confira algumas curiosidades sobre terapias de frio e calor:

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


1. Cólicas em bebês, o uso do calor auxilia?

Publicidade


As cólicas são bastante comuns em bebês. A aplicação do calor através da bolsa para água quente ou bolsa térmica gel ajuda na redução da dor, pois auxilia no relaxamento dos músculos abdominais, que se encontram tensos nestes casos. É extremamente importante o cuidado com a temperatura, que deve ser apenas morna. Uma dica é para que os pais ou cuidadores apliquem antes a bolsa na região do seu antebraço, para verificar se a temperatura está agradável antes de ser aplicada no bebê.


Outra dica importante é utilizar sempre a bolsa envolvida por uma toalha e nunca aplicar diretamente sobre a pele. O tempo de aplicação do calor pode ser entre 10 a 20 minutos, e após, uma massagem no local suave e com movimentos circulares leves pode auxiliar ainda mais na redução das cólicas.

Publicidade


2. Dor de dente? Utilizo gelo?


Quem já sofreu com dor de dente sabe o quanto algo gelado ajuda a amenizar essa sensação desagradável. A aplicação do frio de fato ajuda na redução da dor. O uso de bolsas de gelo ou bolsas de gel pode ser utilizada para minimizar as dores de dente, especialmente se a dor estiver associada à um processo inflamatório local. Porém, é importante sempre buscar orientação de um profissional da saúde, neste caso um dentista, para auxiliar na identificação das causas destes sintomas.

Publicidade


3. Dor de cabeça? É recomendável utilizar bolsa para água quente?


As dores de cabeça são bastante comuns, especialmente na população adulta e em fase ativa. Muitas vezes está associado a uma rotina corrida e aos estresses do dia a dia, o que causa tensões musculares que resultam em dor. Por outro lado, pode ser resultado de qualquer outra alteração no nosso organismo e nem sempre o frio ou calor irão ajudar.

Publicidade


Porém, ouvimos relatos de pessoas que utilizam o frio para amenizar as dores de cabeça e enxaquecas e também há quem prefira o calor, e isto funciona muito bem! Tanto o frio quanto o calor podem auxiliar nas dores de cabeça. Quando estiver relacionada e acompanhada de dores cervicais ou nos ombros, a dor de cabeça pode ser resultado de uma tensão aumentada nestas regiões.


Os músculos quando tensos comprimem nervos e vasos sanguíneos que passam pela região cervical e, nestes casos, o calor tende a relaxar estes músculos, e consequentemente auxilia na redução da dor. O frio pode ser aplicado na região da testa para amenizar a sensação de dor no local. Isto normalmente apresenta bons resultados, pois também relaxa os pequenos músculos localizados nesta região.

Você pode experimentar estas terapias, pois muitas vezes elas podem ser testadas antes da opção de algum medicamento. Já que é comum as pessoas fazerem o uso de analgésicos ou relaxantes musculares mesmo sem indicação médica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade