Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tome cuidado

Saiba qual inseto pode causar queimaduras graves na pele

Redação Bonde
10 fev 2016 às 16:48
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se você já teve, ou conhece alguém com queimaduras com bolhas na pele e não sabe como conseguiu a proeza fique atento, isso pode te sido causado por um potó.

Os potós, espécies do gênero Paederus, são besouros da família Staphylinidae. Por ser muito pequeno, com corpo alongado, muita gente o trata como formiga, mas não é.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muito comuns em períodos de chuva, os potós são besourinhos perigosos que podem causar o maior estrago na pele. Por serem atraídos pelo calor, normalmente procuram dobras do nosso corpo como no pescoço, junções dos braços e das pernas. Podem também serem vistos próximos a lâmpadas elétricas em busca de um local quentinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Esses bichinhos possuem glândulas pigidiais no abdome que secretam uma substância com propriedades cáusticas e vesicantes (causadora de vesícula) para a pele. O ataque dos potós causa uma queimadura do tipo química que resultam em eritema, coceira, bolhas e ulcerações.


O tratamento é bastante "rebelde" que demora mesmo para melhorar. A lesão causada pelo Paederus é conhecida como Dermatite purulenta. Quando perceber que o potó passou pela sua pele, lave o local, pois pode ser que ele tenha expelido a substância caustica, e a água pode diluir a substância amenizando a lesão.

(com informações do site Diário de Biologia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade