Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
DALTONISMO

Se eu tiver filho, posso transmitir o daltonismo a ele?

Sua Saúde - Folha de Londrina
10 mar 2010 às 19:42
Continua depois da publicidade

A deficiência de visão de cores, normalmente conhecida como daltonismo, pode existir em vários níveis. Deficiências totais e para enxergar as cores azul e amarelo são muito raras, consistindo em uma incapacidade de identificar as cores de um modo geral.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A forma mais comum de daltonismo é uma deficiência parcial entre os tons da cor verde e vermelha, e tem herança ligada ao cromossomo X, acometendo 4% dos homens e 0,4% das mulheres.

Continua depois da publicidade


Como é uma herança ligada ao cromossomo X, se o pai, por exemplo, apresentar esta deficiência, ele só vai transmitir para a filha se esta herdar o daltonismo transmitido pela mãe.


Por outro lado, mesmo que a filha não expresse o daltonismo, ela tem 50% de chance de transmitir para um filho seu do sexo masculino, no caso, o neto do pai em questão.


Existem casos de deficiência de visão de cores que são relacionados a problemas neurológicos e retinianos iniciais, ao uso contínuo da cloroquina e hipovitaminose A, não se tratando do daltonismo.

Continua depois da publicidade


O daltonismo clássico, de maneira geral, não atrapalha a pessoa em quase nada (é uma discromatopsia). O paciente com este problema deve levar uma vida normal.

Marcelo Casellla, oftalmologista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade