31/05/20
25º/10ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Garantindo a saúde

Segurar a vontade de ir ao banheiro, pode? Especialistas respondem

Parece até uma regra. É só estarmos em um lugar que não tem banheiro próximo ou em uma situação que não permite uma fugidinha pra aliviar-se que a vontade de fazer xixi vem.

Como nem sempre é possível atender a essa necessidade fisiológica de imediato, contamos com a habilidade de segurar essa vontade. Mas fica a questão: segurar a urina faz mal?


Popularmente, existe a crença de que quem segura a vontade de ir ao banheiro está mais propício a desenvolver a incômoda infecção urinária. No entanto, esse entendimento não passa de um mito.

Divulgação
Divulgação


O urologista Gustavo Villar desmente essa premissa e explica quais são os reais motivos que provocam a infecção urinária, que, se não tratada adequadamente, pode até ser fatal.

"As pessoas se infectam por outros mecanismos, como por exemplo, por problemas intestinais, por não manterem a higiene adequada.", esclarece o médico.

Mas não vale deixar de beber água adequadamente para evitar as idas ao banheiro. A OMS - Organização Mundial da Saúde - ressalta que para garantir a hidratação do corpo, dois litros de água são suficientes, desde que a cor da urina seja amarelo claro com essa quantidade.

Villar desvenda o papel que a água tem no corpo. "A água provoca uma espécie de "faxina" no organismo: limpa os rins, os ureteres e a bexiga, impedindo a colonização por bactérias e a formação de cálculos renais".

Mas não é porque segurar a urina não causa necessariamente problemas na saúde do trato urinário que passar horas sem sentir vontade de fazer xixi é normal.

O urologista lembra da facilidade que as mulheres têm de desenvolver uma infecção se comparadas aos homens, requerendo mais cuidados ainda. "A bexiga da mulher tem uma parede menor, a mulher tem uma pelve diferente e, ainda por cima, não tem próstata — a anatomia faz com que ela aguente um pouquinho mais", comentou.

(Com informações do site Veja Saúde)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Saiba mais
Maringá registra dois óbitos por Covid-19; total chega a 8
30/05/2020 18:01
Boletim da saúde
Com mais dois óbitos, Londrina chega a 24 mortes pelo novo coronavírus
30/05/2020 17:36
Boletim estadual
Com mais oito óbitos, Paraná chega a 181 mortes pela Covid-19
30/05/2020 17:17
Alerta!
Sociedade de Pediatria desaconselha cloroquina em crianças e adolescentes com Covid-19
30/05/2020 10:49
Mais de 27 mil mortes
Brasil supera Espanha e se torna o 5º país com mais mortes por coronavírus
29/05/2020 20:00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados