26/11/20
PUBLICIDADE
Garantindo a saúde

Segurar a vontade de ir ao banheiro, pode? Especialistas respondem

Parece até uma regra. É só estarmos em um lugar que não tem banheiro próximo ou em uma situação que não permite uma fugidinha pra aliviar-se que a vontade de fazer xixi vem.

Como nem sempre é possível atender a essa necessidade fisiológica de imediato, contamos com a habilidade de segurar essa vontade. Mas fica a questão: segurar a urina faz mal?


Popularmente, existe a crença de que quem segura a vontade de ir ao banheiro está mais propício a desenvolver a incômoda infecção urinária. No entanto, esse entendimento não passa de um mito.

Divulgação
Divulgação


O urologista Gustavo Villar desmente essa premissa e explica quais são os reais motivos que provocam a infecção urinária, que, se não tratada adequadamente, pode até ser fatal.

"As pessoas se infectam por outros mecanismos, como por exemplo, por problemas intestinais, por não manterem a higiene adequada.", esclarece o médico.

Mas não vale deixar de beber água adequadamente para evitar as idas ao banheiro. A OMS - Organização Mundial da Saúde - ressalta que para garantir a hidratação do corpo, dois litros de água são suficientes, desde que a cor da urina seja amarelo claro com essa quantidade.

Villar desvenda o papel que a água tem no corpo. "A água provoca uma espécie de "faxina" no organismo: limpa os rins, os ureteres e a bexiga, impedindo a colonização por bactérias e a formação de cálculos renais".

Mas não é porque segurar a urina não causa necessariamente problemas na saúde do trato urinário que passar horas sem sentir vontade de fazer xixi é normal.

O urologista lembra da facilidade que as mulheres têm de desenvolver uma infecção se comparadas aos homens, requerendo mais cuidados ainda. "A bexiga da mulher tem uma parede menor, a mulher tem uma pelve diferente e, ainda por cima, não tem próstata — a anatomia faz com que ela aguente um pouquinho mais", comentou.

(Com informações do site Veja Saúde)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim da Sesa

Paraná tem mais 1.823 pessoas diagnosticadas com Covid-19

26 NOV 2020 às 00h04
Novas normativas

Após alteração de matriz de risco, novo decreto é publicado em Maringá

25 NOV 2020 às 23h57
Boletim diário

Londrina registra 238 novos diagnósticos de Covid-19

25 NOV 2020 às 20h00
Informe da Sesa

Paraná registra três mortes de macacos por febre amarela

25 NOV 2020 às 15h15
Solidariedade

Saúde ressalta importância da doação de sangue

25 NOV 2020 às 11h00
Dia do Doador de Sangue

Hemocentros se unem em campanha para doação de sangue

25 NOV 2020 às 10h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados