Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Garantindo a saúde

Segurar a vontade de ir ao banheiro, pode? Especialistas respondem

Redação Bonde
16 ago 2016 às 15:36
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Parece até uma regra. É só estarmos em um lugar que não tem banheiro próximo ou em uma situação que não permite uma fugidinha pra aliviar-se que a vontade de fazer xixi vem.

Como nem sempre é possível atender a essa necessidade fisiológica de imediato, contamos com a habilidade de segurar essa vontade. Mas fica a questão: segurar a urina faz mal?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Popularmente, existe a crença de que quem segura a vontade de ir ao banheiro está mais propício a desenvolver a incômoda infecção urinária. No entanto, esse entendimento não passa de um mito.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


O urologista Gustavo Villar desmente essa premissa e explica quais são os reais motivos que provocam a infecção urinária, que, se não tratada adequadamente, pode até ser fatal.

Publicidade


"As pessoas se infectam por outros mecanismos, como por exemplo, por problemas intestinais, por não manterem a higiene adequada.", esclarece o médico.


Mas não vale deixar de beber água adequadamente para evitar as idas ao banheiro. A OMS - Organização Mundial da Saúde - ressalta que para garantir a hidratação do corpo, dois litros de água são suficientes, desde que a cor da urina seja amarelo claro com essa quantidade.

Publicidade


Villar desvenda o papel que a água tem no corpo. "A água provoca uma espécie de "faxina" no organismo: limpa os rins, os ureteres e a bexiga, impedindo a colonização por bactérias e a formação de cálculos renais".


Mas não é porque segurar a urina não causa necessariamente problemas na saúde do trato urinário que passar horas sem sentir vontade de fazer xixi é normal.


O urologista lembra da facilidade que as mulheres têm de desenvolver uma infecção se comparadas aos homens, requerendo mais cuidados ainda. "A bexiga da mulher tem uma parede menor, a mulher tem uma pelve diferente e, ainda por cima, não tem próstata — a anatomia faz com que ela aguente um pouquinho mais", comentou.

(Com informações do site Veja Saúde)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade