Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Calcule seu IMC

Será que existe mesmo um peso ideal?

Redação Bonde
04 dez 2015 às 15:09
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas morrem de medo só em pensar em subir na balança. Maior inimiga das mulheres, as gordurinhas localizadas tiram o sono de muitas e eliminá-las é o grande desafio. Mas aí vem a seguinte questão: existe peso ideal?

Nos últimos anos há um intenso debate no meio científico para tentar responder essas e outras perguntas sobre o assunto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A discussão esquentou quando um estudo publicado na conceituada revista médica JAMA - Revista da Associação Médica Americana - sugeriu que uma pessoa com sobrepeso poderia viver mais do que pessoas com obesidade graus 2 e 3 e também que pessoas com peso normal. Isso porque, segundo o estudo, o sobrepeso apresentaria riscos menores à saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


O resultado foram manchetes no mundo inteiro questionando se realmente haveria benefícios em se manter o peso normal, algumas até sugerindo que a população deveria tender para o ganho de peso como forma de proteção à possíveis doenças. Mas calma lá: isso não é verdade.

Publicidade


É fato confirmado que o ganho de peso gera consequências negativas à saúde, como diabetes, pressão alta, aumento dos níveis de colesterol e risco de infarto e derrame. É importante saber que este estudo utilizou apenas o IMC (índice de massa corporal), um cálculo simples, para obter os resultados.


Não foi utilizado o percentual de gordura corporal, a quantidade de gordura dentro do abdome (a visceral) que é mais danosa à saúde, nem os níveis de colesterol e açúcar para fazer a previsão do risco de saúde destas pessoas.

Publicidade


Para saber o seu índice de massa corporal, basta dividir seu peso em quilos pelo quadrado da sua altura, em metros (por exemplo, se você pesa 60 quilos e mede 1,65m, você multiplica 1,65 x 1,65 = 2.72 e divide seu peso por esse número: 60 ÷ 2,72 = 22.05). O resultado é um número que irá ajudar a dizer se você está dentro ou fora do seu peso.


Porém o IMC não deve ser o único parâmetro avaliado para quem está fora do peso. Esse índice não diferencia gordura de músculos. A maior quantidade de tecido gorduroso define uma elevação de alguns riscos importantes para a saúde, como colesterol, diabetes e problemas cardíacos.

Publicidade


É fundamental avaliar caso a caso, e o cálculo do IMC sozinho não basta. Além disso, alguns problemas, como o mau funcionamento da tireoide, podem facilitar o ganho de peso. Tudo deve ser investigado, a partir inclusive dos exames clínicos recomendados para cada faixa etária.


O peso ideal é aquele peso em que a pessoa não apresenta limitações para sua qualidade de vida. Deve ser definido analisando diversos aspectos: o peso na balança, a composição corporal com quantidade de gordura e massa muscular, os exames de sangue, a capacidade de mobilidade articular (se há restrições de movimentação com o peso), se o peso altera a qualidade de sono ou gera doenças como diabetes e pressão alta.

Publicidade


Ah, e também é preciso considerar um outro fator importante: sua felicidade com seu peso, por que não?


E para terminar, que tal um "novo" IMC?


I de Individualizar para cada pessoa
M de Medida
C de composição corporal

(com informações do site EXAME)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade