25/02/21
PUBLICIDADE
Mais que um incômodo

Seu pé é muito frio? Confira possíveis explicações e saiba como tratar

Tudo bem que estamos no outono mais parecido com o inverno de todos os tempos, mas, para quem sofre com os pé gelados nos dias mais frios, isso pode ser um grande incômodo. Mais do que incomodar, pés constantemente frios podem indicar algum problema de saúde e, em casos mais extremos, devem ter suas causas investigadas. Descubra alguns fatores que podem deixar os pés sempre gelados. Se tiver alguma dúvida ou desconfiar que algo, procure um médico. Somente um profissional poderá fazer um diagnóstico correto ou descartar possíveis doenças:

Divulgação
Divulgação


1 – Doença de Raynaud

Essa condição faz com que o paciente sinta os dedos das mãos e dos pés gelados e dormentes, especialmente durante o frio, mas também quando estão vivenciando situações estressantes. Isso ocorre devido a um estreitamento de artérias, o que acaba prejudicando a circulação sanguínea de algumas partes do corpo. A condição é mais comum em mulheres e em pessoas que vivem em regiões muito frias. Em alguns casos, o uso de medicamento para circulação sanguínea é recomendado.

2 – Hipotireoidismo

Essa condição acontece quando a tireoide não produz hormônios o suficiente para manter o funcionamento corporal. Os sintomas são fadiga, ganho de peso e problemas de memória, que podem também ser confundidos por sintomas provocados por stress e envelhecimento. Nesses casos, a pele pode ficar fria, seca e com coceiras também. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue, e o tratamento é feito por meio de reposição hormonal.

3 – Anemia

A falta de glóbulos vermelhos no sangue compromete o fluxo de oxigênio em seu corpo. Entre os sintomas mais comuns da anemia, estão as sensações de fraqueza e cansaço, dores de cabeça, palidez na pele, tontura e, inclusive, pés e mãos gelados. O tratamento varia conforme o nível da anemia, mas costuma ser à base de reposição de ferro, ácido fólico, vitamina C e vitamina B12.

4 – Danos neurais em diabéticos

Muitos diabéticos podem apresentar a neuropatia diabética periférica, cujos sintomas incluem dormência, formigamento, dores e frio constante nos pés, nas pernas e nas mãos. As indicações para esses pacientes incluem a prática de exercícios físicos com frequência e, claro, o acompanhamento médico.

5 – Outros tipos de neuropatias

Além do diabetes, outros fatores podem provocar danos neurais – entre elas estão lesões e outras condições médicas, como deficiências de vitaminas, doenças renais e do fígado, disfunções metabólicas e até mesmo contato com algum tipo de substância tóxica.

6 – Tabagismo

Fumar provoca problemas de circulação, o que está diretamente ligado ao frio sentido nas extremidades do corpo. Em fumantes, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos, o que facilita a formação de coágulos. Os problemas de circulação provocados pelo cigarro podem incluir mãos e pés gelados, doenças de pele, feridas, úlceras e gangrenas. (Com informações do site MegaCuiroso)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Pandemia ON

Prefeitura de Londrina solicita ativação de mais leitos de UTI Covid no Hospital do Coração

25 FEV 2021 às 10h48
Toque de recolher e lei seca

HU pede medidas mais restritivas conter avanço da Covid-19 em Londrina

25 FEV 2021 às 10h34
Saiba mais

Quem tomou a vacina ainda pode transmitir o coronavírus e deve continuar usando máscara

25 FEV 2021 às 10h12
Saiba mais

Rio de Janeiro retoma vacinação de idosos contra Covid após 8 dias sem doses

25 FEV 2021 às 08h52
Entenda

Brasil chega a 250 mil mortes por Covid em pior momento da pandemia

25 FEV 2021 às 08h29
Boletim da pandemia

Londrina: mais três mortes e 302 casos de coronavírus

24 FEV 2021 às 18h46
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados