12/06/21
PUBLICIDADE
Atenção

Sódio nos alimentos industrializados pode prejudicar coração

O brasileiro está longe de consumir uma quantidade saudável de sódio, substância presente no "sal de cozinha". Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é não ultrapassar o limite de 2 gramas de sódio por dia, o equivalente a 5 gramas de sal. No Brasil, este consumo chega a cerca de 12 gramas de sal por dia em média. "Os alimentos, por si só, possuem uma quantidade natural de sódio em sua composição, além do sódio que vem 'escondido' nos industrializados", alerta Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart.

O excesso de sal causa diversos problemas à saúde como, por exemplo, a hipertensão, principal responsável pelos casos de acidente vascular cerebral e infarto. No Brasil, 30% da população é atingida por esse mal, número que pode dobrar quando falamos da população acima de 60 anos. Mas a hipertensão não é a única consequência do uso desenfreado de sódio. O abuso de seu consumo também pode comprometer a função renal, causando perda progressiva e irreversível de suas funções, além de causar alteração de paladar, ganho de peso, edemas e piora dos sintomas da TPM. Temperos alternativos como: alecrim, tomilho, manjericão, orégano e manjerona, podem substituir o sal no dia a dia.

Segundo a especialista, é essencial hidratar o corpo depois de ingerir sal em grande quantidade. "Beber água ajuda o corpo de várias formas e, principalmente, depois de consumir muito sal. Ela vai ajudar na eliminação do sódio extra". Ingerir alimentos ricos em potássio, como bananas e vegetais folhosos também auxilia muito o organismo. Fazer exercícios físicos aeróbios pode ser a melhor defesa contra o inchaço. O suor pode levar embora o excesso de toxinas e impurezas do nosso organismo.

Alguns exemplos de alimentos perigosos para saúde do coração são: temperos prontos, molhos prontos, refrigerantes, sopas prontas, enlatados, defumados, embutidos e sucos de caixinha.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
e 287 casos

Maringá tem morte de adolescente de 17 anos por novo coronavírus

11 JUN 2021 às 18h20
Saiba mais

Gestantes sem comorbidades são incluídas de novo na vacinação contra o novo coronavírus

11 JUN 2021 às 18h12
Instituição de idosos

Arapongas confirma 53 casos de Covid-19 no Lar São Vicente

11 JUN 2021 às 17h41
Boletim diário

Paraná vai a 1.136.736 casos confirmados e 27.762 óbitos pelo novo coronavírus

11 JUN 2021 às 17h31
Cuide-se!

Londrina atinge 1.563 óbitos e 61.886 casos positivos em decorrência do novo coronavírus

11 JUN 2021 às 17h20
Brasil

Anvisa autoriza vacina da Pfizer, Cominarty, a adolescentes de 12 a 15 anos

11 JUN 2021 às 09h50
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados