Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Tomar suco de soja leva à puberdade precoce?

Redação Bonde
14 jan 2016 às 17:01
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O tema aparece com mais frequência em blogs e fóruns do que imaginamos. Pais e mães mostram-se temerosos acerca do consumo os sucos de caixinha por parte das crianças e as possíveis consequências disso.

A preocupação não é totalmente infundada. A soja é rica em isoflavonas, substâncias que têm estrutura química similar aos hormônios femininos, os estrógenos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ideia é que as isoflavonas seriam então reconhecidas pelo organismo como se fossem o estrógeno e desencadeariam a ação hormonal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Segundo os médicos o entrevistados pela Folha de São Paulo, porém, ainda não existe uma resposta definitiva sobre a relação entre o consumo de soja e puberdade precoce devido à escassez de grandes estudos sobre o tema.

Publicidade


"Em meninas, essa relação é mais pesquisada. Já os efeitos em meninos são menos estudados, e as pesquisas foram feitas em animais, com resultados extrapolados para humanos. São inconclusivas", diz Jane Oba, pediatra e médica gastroenterologista do hospital Albert Einstein.


Uma revisão de estudos publicada na última sexta (8) na revista "Critical Reviews in Food Science and Nutrition" afirma que a ingestão de fitoestrógenos (hormônios de origem vegetal) pode prejudicar o sistema endócrino, principalmente em bebês e crianças, mas há uma urgência de que novas pesquisas analisem a questão a fundo.

(com informações do site Folha de São Paulo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade