Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alergias

Urticária crônica espontânea pode desencadear reações de ansiedade e tristeza

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 abr 2017 às 15:22
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A urticária crônica espontânea é a forma mais frequente das urticárias crônicas. Não é uma doença contagiosa e nem maligna, mas provoca intenso desconforto para o paciente. A coceira é incômoda e, por sua duração arrastada, pode trazer profundas alterações na qualidade de vida. Os maiores problemas encontrados são:

- Interferência na vida social, com amigos, colegas de trabalho ou escola e até mesmo na família, por preconceito e medo de contágio.
- Sono alterado seja pela coceira como pelo efeito colateral de alguns antialérgicos.
- Dietas rigorosas e limitantes, porque é comum o conceito de que urticária tem causa alimentar.
- A pessoa ou a família, no caso de crianças, tem pânico de que o indivíduo morra por um choque anafilático.
- Sentimentos de desânimo, tristeza, ansiedade e pânico por medo das crises.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para avaliar a qualidade de vida, é utilizado um questionário, composto por perguntas simples, que pode ser rapidamente respondido pelo próprio paciente. "Esta avaliação é fundamental para verificar a resposta ao tratamento. É comprovado que o controle da doença melhora a autoestima e também a qualidade de vida do paciente", comenta Dra. Solange Oliveira Rodrigues Valle, membro do Deptº. de Urticária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A avaliação diária da intensidade da urticária é útil tanto para o paciente quanto para o médico, e com esta finalidade foi criada uma tabela chamada UAS 7 (Urticaria Activity Score - Escore de Atividade de Urticária), que avalia o número de lesões e a intensidade da coceira.


"A UAS7 deve ser preenchida pelo paciente, uma vez por dia, no mesmo horário, na semana anterior à consulta. No sétimo dia, os pontos serão somados e levados ao médico. Na consulta, o médico analisará a pontuação final e assim terá um parâmetro objetivo para avaliar a melhora da urticária", explica a Dra. Maria de Fátima Epaminondas Emerson – Coordenadora da Comissão especial de Assuntos Comunitários da ASBAI.

O UAS7 é uma ferramenta útil para monitorar a atividade das urticárias crônicas espontâneas. A finalidade é avaliar a eficácia do tratamento e definir melhor a conduta mais adequada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade