Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nem todo salto é inimigo

Veja mitos e verdades sobre dor nas costas

Redação Bonde
20 ago 2015 às 16:35
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A coluna vertebral é uma parte judiada do nosso corpo. Muitas vezes abusamos dela sem perceber e só vamos nos dar conta quando sentimos alguma dor. Postura inadequada, carregar peso sem cuidado, dormir de qualquer jeito, carregar bolsa e mochila muito pesadas, dentre outros hábitos, são práticas que conhecidamente podem acabar com as nossas costas.


A quiropraxista e diretora da clínica QuiroVida Bia Pimentel afirma que muitas pessoas não procuram ajuda profissional quando sentem os primeiros sinais de dor nas costas e preferem tomar medidas caseiras. "O problema é que existem muitas ideias erradas a respeito da saúde da coluna e elas podem agravar ainda mais o problema", comenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ela, o risco de tomar anti-inflamatórios e relaxantes musculares nestes casos é de camuflar o problema, uma vez que esses medicamentos tratam apenas o sintoma e não a causa. "A dor é a reta final do nosso corpo, é um alerta de que alguma coisa já está errada. Se a pessoa tem uma lesão e não trata, vai chegar uma hora que ela vai travar, não vai mais conseguir andar, levantar-se ou virar o pescoço de tanta dor", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Segundo Bia, 80% da população tem ou vai ter lombalgia, que é a dor na região lombar (parte mais baixa da coluna). As principais causas são: postura incorreta no ambiente de trabalho e ao sentar-se, fazer musculação sem cuidado, carregar bolsas e mochilas muito pesadas e de forma inadequada, dormir de mau jeito, sobrepeso e traumas do dia a dia (estresse, torções, etc.). Essas práticas, entre outras, causam subluxações na coluna, que são vértebras mal posicionadas. Se não tratadas, elas podem interferir no correto funcionamento do sistema nervoso.

Publicidade


Veja o que realmente faz mal para a coluna e o que é só conversa.


Dormir em colchão duro faz bem à coluna
Mito. "O ideal é que a superfície seja firme, e não rígida", explica Bia. Colchões moles demais deixam a coluna em posições inadequadas, e os muito duros podem piorar a dor.

Publicidade


Dormir de barriga para baixo faz mal à coluna
Verdade. O pescoço fica virado a noite toda, o que causa tensão. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro da altura do ombro, mantendo a curvatura da coluna reta, ou de barriga para cima, com um travesseiro também não muito fino, que mantenha a altura da cervical.


Dor nas costas é sinônimo de velhice
Mito. "A queixa mais comum de dor nas costas é a causada por lombalgias, que podem começar já na adolescência, ocasionadas muitas vezes por má postura e pelo peso que as crianças carregam na mochila. O problema pode se tornar ainda maior na fase adulta, mas a dor não está relacionada à idade, e sim à falta de cuidados durante toda a vida", esclarece a quiropraxista.


Ficar muito tempo na frente do computador faz mal às costas
Mito. O problema está no jeito como as pessoas sentam e posicionam o computador, e não no fato de trabalharem horas na frente de um. A especialista explica como é o jeito correto: "A tela tem de ficar na altura dos olhos, o pescoço não pode ficar voltado para baixo. A curvatura do braço tem de formar um ângulo de 90º, assim como as pernas. A cadeira deve ficar bem próxima à mesa, e o glúteo deve manter-se "colado" à parte de trás da cadeira, obrigando a coluna a ficar ereta. Mouse pad que tem almofadinha para apoio da mão também ajuda", revela. A regra de manter a tela na altura dos olhos também vale para tablets e celulares.

Salto alto é prejudicial à coluna
Verdade. O salto pequeno, de até 4cm, faz bem à postura. Acima disso, é prejudicial. "Quando o salto é muito alto, forçamos a curvatura da coluna para trás, tentando manter o equilíbrio", esclarece Bia.
(com informações dos site Bolsa de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade