12/04/21
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Deite e relaxe

Você está fazendo tudo certo para dormir bem?

Alguns hábitos podem prejudicar o sono tranquilo e você nem nota

A falta de sono ou a dificuldade em dormir bem diminui a capacidade de concentração durante o dia podendo provocar também alterações de humor, por isso seguem aqui dicas para dormir bem:

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Respeite sempre o horário de ir dormir. Em média é preciso dormir cerca de 8 a 9 horas de sono repousante para estar bem alerta no dia seguinte e, por isso, quem precisa acordar cedo também deve ir para a cama cedo, respeitando estes horários até mesmo nos fins de semana e feriados;

Cerca de 1 hora antes do horário ideal de ir para a cama desligue a tv, o computador e fique longe destes aparelhos, assim como do celular e dos jogos de vídeo game, pois eles excitam o cérebro e deixam o indivíduo mais agitado, prejudicando o sono. Os únicos aparelhos que podem estar ligados no quarto durante o sono são o rádio, para tocar um CD de sons da natureza, ar condicionado ou o ventilador, pois eles produzem sons que facilitam o sono;

Apague as luzes da casa e deixe somente um abajur ligado. De preferência, que ele tenha uma luz laranja, pois ela favorece o sono;

Deite-se na cama somente quando tiver sono, antes disso, pode-se ficar recostado na cama, lendo um livro sob a luz laranja do abajur. De preferência, leia algo que traga paz e tranquilidade;

Evite o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir da 5 horas da tarde e consuma mais alimentos que favorecem o sono, como leite morno ou vinho tinto;

Uma cesta de aproximadamente 10 minutos logo a seguir ao almoço já deve ser o suficiente para relaxar sem prejudicar o sono noturno. Não tire sonecas prolongadas durante o dia,pois elas podem "roubar" o sono da noite. As sonecas prolongadas durante o dia são somente para bebês e crianças de até 4 anos de idade;

Pratique pelo menos 30 minutos diários de exercícios, mas que não sejam depois das 7 horas da noite, pois também podem prejudicar o sono;

Evite ambientes muito barulhentos. Comprar um protetor de ouvidos que se usa nas piscinas pode ajudar a encontrar o silêncio necessário para dormir;

Tenha um quarto confortável para dormir, o ideal é ter cortinas que deixem o quarto bem escuro durante a noite (um blackout pode ajudar) e a temperatura do quarto também é importante. O quarto não deve estar nem quente, nem frio;

Quando o despertador tocar pela manhã, espreguice-se, mas levante-se logo e, se possível, abra as cortinas e as janelas, deixando o quarto bem claro para que o cérebro e o corpo entendam que já é hora de levantar para um novo dia.

Se mesmo ao seguir todas estas dicas durante 1 semana não conseguir dormir bem, aconselha-se uma consulta médica, pois o indivíduo pode ser portador de alguma doença que impeça ou dificulte o sono, como a síndrome das pernas inquietas, enxaqueca, apneia do sono ou alterações hormonais.

(com informações do site Tua Saúde)
Redação Bonde
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