Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Inflamação

Você sabe o que é água no joelho?

Sua saúde - Folha de Londrina
24 out 2011 às 16:13
Continua depois da publicidade

A popular água no joelho é resultante de uma inflamação da bursa pré-patelar, ou seja, da bursa que fica na frente da patela ou rótula. Pode também se originar do acúmulo de líquido dentro da articulação do joelho. Geralmente está relacionada a traumas recorrentes nesta região, sendo mais frequente em pessoas que ficam longo tempo ajoelhadas com o joelho inclinado. Também pode estar relacionada a artrite reumatóide e artropatia por cristais. Dependendo da causa, inchaço, rigidez e contusões também podem estar presentes.

Continua depois da publicidade

As causas para a água no joelho incluem lesão no joelho, gota, infecções, certos quistos, alguns tipos de artrite, e ocasionalmente tumores. Lesões do joelho que podem resultar em acúmulo de líquido incluem lesões por overuse, trauma contuso e ossos quebrados.

Continua depois da publicidade


É importante a realização de punção do líquido articular e análise do seu conteúdo do ponto de vista bioquímico, citológico (pesquisa de células inflamatórias) e bacterioscopia. O tratamento é feito com antiinflamatório não hormonal (AINHs), repouso, evitar ajoelhar-se e aspiração do líquido da bursa com infiltração de corticóide no local, por médico ortopedista.


Água no joelho resultante de lesões por vezes pode ser evitado se você cuidar bem dos seus joelhos. Articulações se desgastam com o tempo, e os joelhos são particularmente vulneráveis porque suportar o nosso peso. Uma pessoa que está acima do peso pode desgastar as articulações do joelho antes e ser mais vulnerável à lesão no joelho. Começar a abundância do exercício, estendendo-se de antemão, e manter um peso saudável ao longo da vida, pode ajudar a proteger essa articulação tão valiosa.

Continua depois da publicidade

Mauricio Kanashiro - ortopedista (Londrina)


Continue lendo